Incentivar crianças a comer verduras; dicas para ajudar no processo, veja

incentivar crianças a comer verduras (Reprodução: pexels)

Salvador, 11 de junho de 2022, por Pedro Lucas – Muitas crianças têm dificuldade quando o assunto é comer. É uma etapa normal a negação de certas comidas nessa idade. Por isso, incluir esses alimentos e incentivar crianças a comer verduras não é uma tarefa muito fácil. Entretanto, a maneira como os pais lidam com o problema pode influenciar no comportamento alimentar dos filhos pelo resto da vida.

Alguns estudos já revelaram novos métodos para fazer a criança comer mais. Ele foi encontrado por pesquisadores de uma universidade na Holanda. Assim, esses meios são feitos por recompensas na hora de comer. As crianças ficam mais dispostas a ingerir vegetais caso recebam algum tipo de prémio, porém ele não pode ser um doce. Ficou curioso? Veja então, como incentivar crianças a comer verduras agora mesmo, com a ajuda do Agro Notícias.

Veja, também: Exclusivo! Aprenda como fazer chapéu de festa junina com papelão e EVA: é o método mais fácil e barato da internet

incentivar crianças a comer verduras (Reprodução: pexels)
Como fazer meu filho comer verduras e legumes?
O mais importante é ter esse contato e começar a comer os vegetais desde cedo, isso é um fato. Dessa forma, quanto mais rápido for a inclusão da criança nesse mundo melhor.

O estudo feito na Holanda colocou os pequenos para comerem vegetais todos os dias na creche. De maneira cientificamente comprovada, concedeu um meio de estimular o consumo desses alimentos. Forneceram dessa forma, aos educadores e funcionários, uma forma de integrar os vegetais como um lanche diário para as crianças, é o que diz uma matéria no UOL, texto de Luiza Vidal, em 6 de maio de 2022.

Após isso, separaram três grupos pequenos. As formações foram compostas por: comer o vegetal, com recompensa; comer o vegetal, mas sem recompensa; Grupo controle (sem exposição/sem recompensa). O ideal é que a recompensa não seja uma outra comida, como uma sobremesa, mas, sim, um brinquedo do qual a criança goste.

No geral, oferecer vegetais de forma constante à criança aumenta seu potencial de reconhecer vários dos alimentos e se acostumar com o sabor. Porém, recompensar as crianças por provar os vegetais, demonstra aumentar a disposição para experimentar novas opções. Sendo assim, o poder da recompensa de incluir novos vegetais, parece uma ótima opção para estimular o seu filho a começar a comer coisas novas.

Confira, também: Cinco dicas para mudar a sua rotina alimentar: um passo de cada vez, veja como pode ser mais fácil do que você imagina
A importância em criar hábitos desde cedo
Se você repetir e insistir, seus filhos não precisarão mais ao longo da vida de recompensas. Por isso, é interessante que quando se adaptarem, já cortar logo os prêmios para as refeições. Assim, vão evitar estarem mal acostumados. E com o tempo essa tendência para incentivar crianças a comer verduras, logo será naturalizada.

Ademais, veja: Entenda a importância de higienizar frutas da maneira correta e como fazer isso em poucos minutos

Pedro Lucas Jesus Pugliesi do Rosário: 21 anos, Nascido em Salvador, Bahia, dedicado a leitura e a escrita por amor e passatempo, estudante de B.I em Artes no Universidade Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais