Conheça a mangaba e suas vantagens para a saúde: não perca a chance de adicionar essa frutinha em suas refeições

Mangaba (Reprodução: pexels)

Salvador, 1 de junho de 2022, por Pedro Lucas – Mangaba é o fruto da mangabeira. Conhecida cientificamente como Hancornia speciosa, essa é uma árvore nativa da América do Sul. Por ser uma fruta tropical, cresce em regiões como a caatinga, cerrado e o litoral nordestino. Seu uso é mais popular e apreciado nas regiões do nordeste, sendo ingrediente de algumas comidas e bebidas locais.

Entretanto, uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revelou indícios de que a árvore mangabeira pode ser muito mais eficaz do que alguns remédios contra a pressão alta. Por isso, confira isso e muito mais, sobre os benefícios da mangaba e no que ela contribui para a sua saúde com a ajuda do Agro Notícias.

Veja, também: Carambola é rica em vitamina C, e traz ótimas vantagens para o organismo; descubra tudo sobre ela

Mangaba (Reprodução: pexels)
Benefícios da mangaba
A mangaba é uma fruta rica em vitamina C. Sendo assim, um poderoso antioxidante que vai ajudar a manter a sua imunidade reforçada, combatendo assim, doenças e inflamações em seu organismo. Entretanto, em uma matéria do G1, escrito em 26 de janeiro de 2010, revelou estudos de que a mangaba pode ser muito eficaz no controle da pressão alta.

No combate à hipertensão, a mangabeira, usada em dose certa, tem propriedades muito eficazes. Com o extrato da folha, o chá da mangabeira tem três princípios ativos que, juntos, podem ser até mais efetivos do que tratamentos da pressão alta, a depender do caso, diz a matéria. Ademais, ainda tem propriedades vasodilatadoras, e por isso consegue inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão. Controlando e prevenindo que episódios de pressão alta ocorram com ainda mais frequência.

Entretanto, atente-se. Não se deve fazer a troca de medicamentos por chá sem indicação médica. O mal uso e indevido dessa substância pode ser um perigo para a sua saúde. Extraindo dessa forma, uma grande quantidade de princípios ativos, utilizando de doses excessivas, os efeitos podem ser contrários.

Confira, também: Conheça os benefícios do cupuaçu: a fruta que vem ganhando os corações das regiões centro sul do Brasil
Para que serve a mangaba
Nem só de chá vive a pessoa. Por isso separamos alguns usos da mangaba para você consumir esse alimento. Dê preferência às que já caíram da árvore, um sinal que está madura e pronta para um melhor aproveitamento. A fruta é comumente usada para fazer doces, geleias e deliciosos licores. A fruta também pode ser comida crua ou cozida tranquilamente.

Esses foram os benefícios da mangaba. Gostou? Aproveite e prepare tudo que possa ser oferecido por essa fruta e suas folhas, mantendo assim, sua saúde muito mais firme e forte.

Ademais, veja: Saiba como desidratar maçã em casa, e os benefícios de incluí-la em sua dieta alimentar

Pedro Lucas Jesus Pugliesi do Rosário: 21 anos, Nascido em Salvador, Bahia, dedicado a leitura e a escrita por amor e passatempo, estudante de B.I em Artes no Universidade Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais