Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Benefícios do Cupuaçu (Reprodução: iStock)
Benefícios do Cupuaçu (Reprodução: iStock)

Conheça os benefícios do cupuaçu: a fruta que vem ganhando os corações das regiões centro sul do Brasil

Salvador, 31 de maio de 2022, por Pedro Lucas – Por ser uma fruta cada vez mais popular, os benefícios do cupuaçu estão sendo mais pesquisados por especialistas. O nome cupuaçu vem da língua tupi (kupu = que parece com cacau + uasu = grande). Essa fruta nativa da Amazônia é muito adorada pelos habitantes locais, os índios, que a consomem de forma frequente por suas propriedades curativas.

Dessa forma, as suas propriedades vão além de muitas outras frutas. Assim, em sua composição de nutrientes, esse alimento é uma boa fonte de vitamina C e minerais. Mas, não vai parar apenas por aí. Por isso, confira tudo sobre os benefícios do cupuaçu com a ajuda do Agro Notícias.

Veja, também: Os benefícios do suco de couve com limão: veja o que acontece com seu corpo se consumir esta bebida diariamente

Benefícios do Cupuaçu (Reprodução: iStock) Benefícios do Cupuaçu (Reprodução: iStock)
Cupuaçu e seus benefícios
A sua composição é formada, além de cálcio, por: fósforo, ferro, vitamina C, proteína, gorduras, fibras e carboidratos. Ademais, o seu índice de digestão é de 94,1%, o que indica que ele é absorvido quase por completo no organismo. Ou seja, com essas propriedades o cupuaçu consegue ter um excelente poder medicinal, além de ser facilmente absorvido pelo corpo. Assim, com a ajuda do UOL, texto de Cecilia Felippe Nery, d 15 de novembro de 2021, vamos mostrar tudo sobre a atuação dessa poderosa fruta em nossa saúde.

Confira, também: Conhece a fruta jenipapo? Saiba tudo sobre ela agora mesmo
1. Ajuda na imunidade e previne o envelhecimento precoce da pele
Com sua vasta fonte de vitamina C, o cupuaçu possui um alto potencial antioxidante. Dessa forma, garantindo a prevenção do envelhecimento das células, e ainda, oferecendo suporte ao sistema imunológico. Ademais, a produção de colágeno também é maior por razão dessa vitamina, auxiliando assim, na firmeza e elasticidade da pele.
2. Ótima fonte de energia
Caso goste de academia, o cupuaçu, por ter a teobromina, uma substância semelhante à cafeína, oferece energia e disposição para o seu dia, mantendo o seu organismo mais ativo e em alerta. Por isso, o ideal é que seja consumido antes das atividades físicas, gerando mais energia e facilitando a queima de calorias. Ademais, para essas atividades, o cupuaçu também ajuda a diminuir a alta pressão. Além disso, auxilia na prevenção de doenças relacionadas ao coração.
3. Ajuda no funcionamento do intestino
O cupuaçu também é um ótimo regulador do intestino, ajudando a aliviar as dores abdominais, pela presença das vitaminas e minerais que o compõem. Permitindo assim, o bom funcionamento da região do estômago.

Além do mais, o cupuaçu é uma fruta que quase não apresenta contraindicações. Entretanto, caso apresente síndrome de intestino irritável, é possível que sofra sintomas desagradáveis como cólicas, distensão abdominal e gases. Tudo isso em razão da acidez da fruta. Assim, se tiver problemas gástricos o melhor é evitar o alimento.

Esses são, então, os benefícios do cupuaçu. Com tantas vantagens, vale a pena considerar o seu consumo, não é mesmo? Se for o caso, compartilhe essas informações com quem você conhece!

Ademais, veja: Como plantar cupuaçu sem caroço; conheça essa técnica revolucionária para ter frutos apenas com a polpa