Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Carambola (Fonte: IStock)
Carambola (Fonte: IStock)

Carambola é rica em vitamina C, e traz ótimas vantagens para o organismo; descubra tudo sobre ela

Salvador, 31 de maio de 2022, por Janaina Brito – Você já comeu carambola? Essa fruta originária da Índia possui o formato de estrela e um sabor delicioso que vai desde o doce ao ácido. Ela é famosa aqui no Brasil, porém, não costuma fazer parte da dieta da maioria das pessoas.

Mas, você sabia que ela pode ser muito útil para a saúde? A carambola é rica em nutrientes bastante interessantes para o organismo, além de possuir propriedades no combate e prevenção de doenças. Assim, confira agora, no Agro Notícias, todos os benefícios dessa fruta, suas contraindicações e saiba se você pode incrementar sua alimentação com ela.

Veja, também: Suco de carambola faz mal? Descubra tudo sobre a bebida

Carambola (Fonte: IStock) Carambola (Fonte: IStock)
Benefícios da carambola
Essa fruta é perfeita para você turbinar a sua saúde. Segundo Lucas Aellos em matéria para o site UOL, em 28 de setembro de 2020, a carambola possui um baixo teor calórico e é riquíssima em vitamina C. Ademais, é grande fonte de antioxidantes e fibras. Desse modo, confira todos os seus benefícios:
Possui ação antioxidante
A presença de vitamina C é a estrela da carambola. Assim, essa substância combate a atividade dos radicais livres, compostos responsáveis por causar danos as células, promovendo o envelhecimento precoce dos tecidos do organismo e estimulando o aparecimento de doenças crônicas como câncer e problemas cardiovasculares.

Logo, o consumo dessa fruta traz benefícios para todo o corpo, inclusive para pele. Isso porque a vitamina C é precursora do colágeno, uma proteína que atua na promoção da firmeza e elasticidade dos tecidos cutâneos. Portanto, a carambola possui efeitos dentro e fora do corpo. Coma e veja o viço da sua pele aumentar cada dia mais.
É um ótimo alimento para perda de peso
Além disso, dentro de uma dieta equilibrada, a carambola é uma daquelas opções que pode ser consumida sem muitas preocupações com o peso. Então, se você busca perder uns quilinhos, comer essa fruta como lanche é uma ótima alternativa, visto que, em 100g, ela possui apenas 46 calorias. Ademais, seu alto teor de fibras ajuda na saciedade, ou seja, sua fome diminui.

Confira, a seguir: Conhece a fruta jenipapo? Saiba tudo sobre ela agora mesmo
Combate a constipação
Se você sofre com prisão de ventre, essa fruta é perfeita para sua alimentação. As fibras solúveis presentes na carambola auxiliam na motilidade intestinal, favorecendo o trânsito do bolo fecal e aliviando a constipação. Outrossim, eles são capazes de absorver água, que também ajuda no amolecimento das fezes.
Como comer essa fruta
Ela pode ser consumida ao natural mesmo, com casca e até mesmo com as sementes. Toda a carambola é comestível, ou seja, nada de desperdício. Ademais, ela pode fazer parte de sucos, geleias tortas e doces em geral.
Todo mundo pode consumir carambola?
Apesar das grandes vantagens de seu consumo, deve-se comer carambola com moderação e nem todas as pessoas podem investir nessa fruta. Isso porque, ela também é rica em oxalatos, em especial em uma substância chamada caramboxina.

Esse composto é capaz de se acumular e causar toxicidade neurológica, principalmente, se os rins estão passando por um processo de perda da capacidade filtrante. Isso acontece caso a pessoa já possua uma doença ou comorbidade renal.

Assim, a ingestão de carambola é contraindicada, visto que, se a caramboxina não for eliminada, podem aparecer sintomas como vômitos, convulsões e a pessoa pode chegar até mesmo à morte. Portanto, se esse é o seu caso, faça um acompanhamento médico antes de consumir essa fruta.

Leia, mais: Descubra hoje quais os benefícios da manga para você e aproveite para consumir essa fruta de fácil preparo