Como podar limoeiro: confira esse passo a passo imprescindível para ter mais e melhores frutas

Como podar limoeiro: confira esse passo a passo imprescindível para ter mais e melhores frutas (Reprodução: Pixabay)

Salvador, 10 de junho de 2022, por Marlon Batista – O limão é uma fruta cítrica derivada de árvores perenes de origem asiática. Dentre os cuidados para garantir uma boa continuação da produção dos frutos e crescimento do limoeiro está a poda. Assim, hoje no Agro Notícias, você irá aprender a como podar limoeiro adequadamente.

Pode parecer que não, mas podar limoeiro da maneira correta é um cuidado muito importante porque essa medida está diretamente relacionada com a produção dos frutos. Além disso, a poda fortalece a estrutura da fruteira garantindo ramos mais resistentes para aguentar os limões produzidos.

Veja também: Plantio de árvore frutífera: confira quais são as mais indicadas para quem está começando

Como podar limoeiro: confira esse passo a passo imprescindível para ter mais e melhores frutas (Reprodução: Pixabay)
Qual época para podar limoeiro?
Segundo uma matéria divulgada pela equipe do site ehow, a época certa para fazer a poda é nos períodos em que o pé de limão está prestes a produzir os frutos, como é o caso do começo da primavera.

Outro período provável é na época em que o limoeiro está com lenta atividade, o que seria semelhante ao período de dormência, no caso do meio para fim do inverno. De qualquer forma, o ideal é fazer a poda antes dele dar novas frutas, assim, as frutas novas irão para os galhos já fortificados com o crescimento.

Leia também: Veja como plantar citronela no jardim e os benefícios que ela traz
Como fazer a poda de um pé de limão
Para isso, primeiramente, é muito importante que você separe os materiais apropriados de segurança e o para a poda. Assim, coloque um óculos de segurança para nenhum material da árvore alcançar a região dos olhos. Além disso, utilize de luvas para proteger as mãos das ferramentas cortantes e de conteúdos da árvore que podem machucar as mãos. Utilize de uma escada para alcançar as partes superiores do fruteiro.

Já para a poda, a depender do que será cortado, você irá precisar de uma serra de poda e de uma tesoura de poda. Essas ferramentas precisam estar previamente higienizadas e afiadas para não afetar a saúde da árvore.

Feito isso, retire todos limões e comece podando os ramos que estão frágeis, doentes, secos e aqueles ramos mais fininhos. Caso haja brotos na sua árvore pode imediatamente, pois eles geram ramos indesejados e são responsáveis por redirecionar os nutrientes que deveriam estar indo para a árvore para si o que afeta a produção dos frutos.

Ademais, para podar limoeiro, leve em consideração o equilíbrio da árvore, ou seja, retire os ramos de forma a deixar a árvore mais equilibrada. Além disso, lembre-se de podar todos os ramos inferiores, assim como os galhos que tocam o solo e aqueles que impedem a entrada de luz a árvore. Feito isso, considere selecionar os 3 ramos mais fortes do seu limoeiro, pois serão eles que serão responsáveis por suportar os frutos da árvore. Após isso, corte a ponta dos 3 ramos escolhidos para forças o seu melhor crescimento.

Não perca: Pé de pera no quintal: saiba tudo sobre o cultivo dessa saborosa fruta

Marlon Batista dos Santos: Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais