Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pears during harvest season at the end of summer in Portugal.

Pé de pera no quintal: saiba tudo sobre o cultivo dessa saborosa fruta

Salvador, 8 de junho de 2022, por Janaina Brito – Que tal incrementar seu jardim ou quintal com um lindo pé de pera? O cultivo dessa planta, mesmo nativa de climas mais frios, vem crescendo pelo Brasil e se espalhando pelas regiões mais quentes do país. Assim, ficou mais fácil ter essa árvore pertinho de você.

Com um plantio simples e de poucos cuidados, a pereira é uma ótima opção de frutífera para ter casa, se adaptando a diferentes ambientes. Desse modo, confira aqui, no Agro Notícias, como plantar um pé de pera e aproveite os benefícios de ter essa fruta sempre disponível.

Leia também: Agora ficou fácil plantar acerola: um passo a passo simples e prático como você nunca viu

Pé de pera (Fonte: iStock) Pé de pera (Fonte: iStock)
Como plantar pera no quintal
A pera é o tipo de fruta que, além de deliciosa, possui propriedades interessantes para o organismo. Ela é fonte de nutrientes com ação anti-inflamatória e é ótima para a digestão. Logo, ter uma pereira é uma opção perfeita se você busca fazer bom proveito de seus frutos.

Essa variedade em questão é a pera asiática, uma árvore de boa adaptação e fácil manejo. Para começar, invista em uma muda de qualidade, do tipo enxertada. O solo deve ser preparado cerca de quatro meses antes. Lembre-se que esse tipo de árvore não possui grandes exigências quanto a ele, mas, prefere aqueles profundos e com bom escoamento da água.

O cultivo deve ser feito entre os meses de junho e agosto ou de novembro a janeiro. Assim, segundo a redação da revista Globo Rural, faça covas com 60 centímetros em todas as dimensões e já acrescente o substrato. Uma mistura de esterco (de qualquer tipo) junto com algum adubo rico em fósforo e calcário deve ser suficiente para manter a planta saudável. Ademais, essa espécie também vai muito bem em vasos, facilitando o manejo.

Confira, a seguir: Saiba como cultivar abacaxi em casa: confira esse passo e descubra se essa é uma tarefa fácil ou difícil
Cuidados
Essa espécie se desenvolve bem em temperaturas amenas, mas resiste bem em climas temperado, subtropical e tropical. Outrossim, como qualquer outra frutífera, ela demanda boa luminosidade, então, invista nas podas de limpeza e formação.

Quanto às regas, o pé de pera demanda bastante água, logo, molhe diariamente, principalmente na falta de chuvas. Além disso, atente-se para os cuidados gerais: adubações e controle de pragas e doenças.

Ademais, para uma boa produção, invista na retirada da maioria dos frutos que surgem nos cachos florais. A partir de cada cacho, pequenos frutos aparecem, mas, se você busca peras grandes e com muita polpa, elimine a competição para que elas possam se desenvolver melhor. Dessa forma, o ideal é que cada cacho de flor tenha apenas três frutos, que vão crescer mais facilmente.
Quanto tempo para o pé de pera produzir?
Após o plantio, a colheita de frutos maduros só será possível cerca de três anos depois. É bastante tempo, porém, a produção do seu pé de pera pode durar por 30 anos. Se você tiver a oportunidade de ter mais variedades de pera no quintal, a produção também crescerá, graças a polinização cruzada. Portanto, investindo nos cuidados você terá frutas frescas por bastante tempo.

Você também pode se interessar: Jabuticaba amarela: o que pode ser e como tratar? Saiba mais