Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como podar limoeiro: confira esse passo a passo imprescindível para ter mais e melhores frutas (Reprodução: Pixabay)
Como podar limoeiro: confira esse passo a passo imprescindível para ter mais e melhores frutas (Reprodução: Pixabay)

Como podar limoeiro: confira esse passo a passo imprescindível para ter mais e melhores frutas

Salvador, 10 de junho de 2022, por Marlon Batista – O limão é uma fruta cítrica derivada de árvores perenes de origem asiática. Dentre os cuidados para garantir uma boa continuação da produção dos frutos e crescimento do limoeiro está a poda. Assim, hoje no Agro Notícias, você irá aprender a como podar limoeiro adequadamente.

Pode parecer que não, mas podar limoeiro da maneira correta é um cuidado muito importante porque essa medida está diretamente relacionada com a produção dos frutos. Além disso, a poda fortalece a estrutura da fruteira garantindo ramos mais resistentes para aguentar os limões produzidos.

Veja também: Plantio de árvore frutífera: confira quais são as mais indicadas para quem está começando

Como podar limoeiro: confira esse passo a passo imprescindível para ter mais e melhores frutas (Reprodução: Pixabay) Como podar limoeiro: confira esse passo a passo imprescindível para ter mais e melhores frutas (Reprodução: Pixabay)
Qual época para podar limoeiro?
Segundo uma matéria divulgada pela equipe do site ehow, a época certa para fazer a poda é nos períodos em que o pé de limão está prestes a produzir os frutos, como é o caso do começo da primavera.

Outro período provável é na época em que o limoeiro está com lenta atividade, o que seria semelhante ao período de dormência, no caso do meio para fim do inverno. De qualquer forma, o ideal é fazer a poda antes dele dar novas frutas, assim, as frutas novas irão para os galhos já fortificados com o crescimento.

Leia também: Veja como plantar citronela no jardim e os benefícios que ela traz
Como fazer a poda de um pé de limão
Para isso, primeiramente, é muito importante que você separe os materiais apropriados de segurança e o para a poda. Assim, coloque um óculos de segurança para nenhum material da árvore alcançar a região dos olhos. Além disso, utilize de luvas para proteger as mãos das ferramentas cortantes e de conteúdos da árvore que podem machucar as mãos. Utilize de uma escada para alcançar as partes superiores do fruteiro.

Já para a poda, a depender do que será cortado, você irá precisar de uma serra de poda e de uma tesoura de poda. Essas ferramentas precisam estar previamente higienizadas e afiadas para não afetar a saúde da árvore.

Feito isso, retire todos limões e comece podando os ramos que estão frágeis, doentes, secos e aqueles ramos mais fininhos. Caso haja brotos na sua árvore pode imediatamente, pois eles geram ramos indesejados e são responsáveis por redirecionar os nutrientes que deveriam estar indo para a árvore para si o que afeta a produção dos frutos.

Ademais, para podar limoeiro, leve em consideração o equilíbrio da árvore, ou seja, retire os ramos de forma a deixar a árvore mais equilibrada. Além disso, lembre-se de podar todos os ramos inferiores, assim como os galhos que tocam o solo e aqueles que impedem a entrada de luz a árvore. Feito isso, considere selecionar os 3 ramos mais fortes do seu limoeiro, pois serão eles que serão responsáveis por suportar os frutos da árvore. Após isso, corte a ponta dos 3 ramos escolhidos para forças o seu melhor crescimento.

Não perca: Pé de pera no quintal: saiba tudo sobre o cultivo dessa saborosa fruta

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.