Usar o saca rolha: confira essas dicas para quem não tem o hábito de utilizá-lo

Usar o saca rolha: confira essas dicas para quem não tem o hábito de utilizá-lo / Fonte: Canva Pro

Novo Hamburgo, 9 de junho de 2022, por Jones Backes – Como usar o saca rolha da forma correta, e sem estragar o vinho é uma dúvida comum. Embora pareça uma tarefa simples, quando não feita da forma correta, pode prejudicar o conteúdo da garrafa. No entanto, se essa também é sua dúvida, saiba que ela acaba aqui. Isso porque, neste artigo, te ensinaremos como usar esse utensílio da maneira certa.

Desde já, antes de aprender como usar o saca rolha é importante que você saiba que há três tipos desse utensílio. Dessa forma, os mais comuns são: borboleta, sommelier e espiral. O primeiro, exige menos esforço em relação ao segundo (que necessita que você tenha um pouco de força). Já o terceiro, por sua vez, é mais simples, fácil de encontrar e consegue remover a rolha por completo.

Assim, leia mais: Resolveu esquentar com uma taça de vinho e esqueceu do principal: veja 3 formas de abrir a garrafa sem saca-rolhas

Usar o saca rolha: confira essas dicas para quem não tem o hábito de utilizá-lo / Fonte: Canva Pro

Dessa maneira, diante das opções existentes no mercado, caso você não tenha experiência, o aconselhável é optar pelo modelo espiral. Assim, antes de usá-lo, comece removendo todo o lacre do gargalo da garrafa. Em seguida, coloque a ponta espiralada do utensílio na rolha (tente mirar no meio).

Feito isso, conforme dica do site Magazine Luiza, pressione a parte de cima para que o metal entre na madeira. Nesse momento, é fundamental que a parte espiralada entre ângulo reto. Depois, o próximo passo para usar o saca rolha é girá-lo, em sentido horário, até que o seu metal suma. Nesse caso, quanto mais funda estiver a espiral, melhor será o resultado final. Por fim, firme a garrafa em um local fixo (mesa ou bancada) e puxe o utensílio com força, removendo a sua rolha.

Portanto, confira também: Vinho faz bem para a saúde? Acabamos de vez com toda a polêmica, aproveite essa bebida e seus benefícios agora mesmo
Veja outras opções para abrir a garrafa
Agora, imaginemos a situação contrária: você não tem nem o borboleta, sommelier ou espiral em casa e não sabe como abrir a garrafa. Nessa situação, o Agro Notícias te diz que não precisa se desesperar, pois também há uma solução prática e eficaz. Para isso, serão necessários apenas dois materiais: um parafuso e um alicate.

Desse modo, não podendo usar o saca rolha, Ana, do site Viva Decora, em seu texto do dia 12 de março de 2019, sugere que se rosqueie o parafuso (que deve ter, pelo menos, cinco centímetros) no centro da rolha. Na sequência, gire-o até a metade, mas garanta que esteja bem fixado na madeira. Por último, com a ajuda de um alicate, puxe o parafuso, com cuidado, até que ele puxe a tampa e ela se solte da garrafa.

Ademais, leia também: Vale a pena repetir: os benefícios da uva são tantos, que você não cansa de se surpreender

Jones Backes: Estudante de História. Apaixonado por literatura e pelas coisas da vida

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais