Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
saca rolha
Usar o saca rolha: confira essas dicas para quem não tem o hábito de utilizá-lo / Fonte: Canva Pro

Usar o saca rolha: confira essas dicas para quem não tem o hábito de utilizá-lo

Novo Hamburgo, 9 de junho de 2022, por Jones Backes – Como usar o saca rolha da forma correta, e sem estragar o vinho é uma dúvida comum. Embora pareça uma tarefa simples, quando não feita da forma correta, pode prejudicar o conteúdo da garrafa. No entanto, se essa também é sua dúvida, saiba que ela acaba aqui. Isso porque, neste artigo, te ensinaremos como usar esse utensílio da maneira certa.

Desde já, antes de aprender como usar o saca rolha é importante que você saiba que há três tipos desse utensílio. Dessa forma, os mais comuns são: borboleta, sommelier e espiral. O primeiro, exige menos esforço em relação ao segundo (que necessita que você tenha um pouco de força). Já o terceiro, por sua vez, é mais simples, fácil de encontrar e consegue remover a rolha por completo.

Assim, leia mais: Resolveu esquentar com uma taça de vinho e esqueceu do principal: veja 3 formas de abrir a garrafa sem saca-rolhas

saca rolha Usar o saca rolha: confira essas dicas para quem não tem o hábito de utilizá-lo / Fonte: Canva Pro

Dessa maneira, diante das opções existentes no mercado, caso você não tenha experiência, o aconselhável é optar pelo modelo espiral. Assim, antes de usá-lo, comece removendo todo o lacre do gargalo da garrafa. Em seguida, coloque a ponta espiralada do utensílio na rolha (tente mirar no meio).

Feito isso, conforme dica do site Magazine Luiza, pressione a parte de cima para que o metal entre na madeira. Nesse momento, é fundamental que a parte espiralada entre ângulo reto. Depois, o próximo passo para usar o saca rolha é girá-lo, em sentido horário, até que o seu metal suma. Nesse caso, quanto mais funda estiver a espiral, melhor será o resultado final. Por fim, firme a garrafa em um local fixo (mesa ou bancada) e puxe o utensílio com força, removendo a sua rolha.

Portanto, confira também: Vinho faz bem para a saúde? Acabamos de vez com toda a polêmica, aproveite essa bebida e seus benefícios agora mesmo
Veja outras opções para abrir a garrafa
Agora, imaginemos a situação contrária: você não tem nem o borboleta, sommelier ou espiral em casa e não sabe como abrir a garrafa. Nessa situação, o Agro Notícias te diz que não precisa se desesperar, pois também há uma solução prática e eficaz. Para isso, serão necessários apenas dois materiais: um parafuso e um alicate.

Desse modo, não podendo usar o saca rolha, Ana, do site Viva Decora, em seu texto do dia 12 de março de 2019, sugere que se rosqueie o parafuso (que deve ter, pelo menos, cinco centímetros) no centro da rolha. Na sequência, gire-o até a metade, mas garanta que esteja bem fixado na madeira. Por último, com a ajuda de um alicate, puxe o parafuso, com cuidado, até que ele puxe a tampa e ela se solte da garrafa.

Ademais, leia também: Vale a pena repetir: os benefícios da uva são tantos, que você não cansa de se surpreender