Veja como plantar bardana no quintal; tenha os benefícios dessa famosa planta medicinal

Plantar bardana (reprodução Canva Pro)

Salvador, 30 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – Bardana-maior, carrapicho-de-carneiro, erva-dos-pegamassos, gobô, orelha-de-gigante. Essas são as diversas denominações dadas à Arctium lappa, conhecida popularmente por bardana, que é uma espécie da família das Asteraceae. A planta nativa da Europa e da região asiática possui caule robusto, alto, podendo ser verde ou arroxeado, dependendo da variedade. Apesar de ser uma espécie pouco conhecida, você pode plantar bardana diretamente em seu quintal, seguindo o passo a passo indicado.

De acordo com o site G1, em 16 de julho de 2021, ao plantar bardana, além de adquirir um lindo cultivo em seu quintal, você também pode usufruir de suas propriedades medicinais. Sua raiz e suas folha contêm substâncias consideradas desintoxicantes, diuréticas, antissépticas e anti-inflamatórias. Portanto, continue conosco e veja tudo o que é preciso para realizar o plantio da espécie medicinal diretamente em seu quintal.

Confira agora:Como plantar couve-manteiga em casa? Confira agora o guia descomplicado para realizar o plantio da hortaliça

Plantar bardana (reprodução Canva Pro)

Acesse já: Guia completo! Aprenda como plantar macaxeira em poucos passos: veja do plantio à colheita
Como realizar o plantio e manter os cuidados?
Existem alguns cuidados que devem ser considerados ao realizar o plantio da bardana. As estações mais recomendadas para cultivar a planta é durante a primavera e o outono. Ademais, a temperatura deve ser mais amena, entre 10 a 25 °C, todavia, em temperaturas extremamente frias, a parte aérea pode morrer, permanecendo apenas as raízes. Além do mais, a bardana deve ser cultivada em local que haja sombra parcial e a irrigação deve ser manejada de forma que o solo permaneça úmido, mas não encharcado.

O solo, por sua vez, deve ser leve, profundo, bem drenado, e rico em matéria orgânica, sendo ideal investir em adubação orgânica como húmus de minhoca, farinha de ossos ou torta de mamona. Além disso, para que haja o desenvolvimento satisfatório da espécie, é necessário que pH do solo seja entre 6,6 e 7,5, realizando uma correção da acidez caso seja necessário.

A semeadura da bardana deve ser feita preferencialmente direto no local definitivo, pois a espécie não é adepta ao transplante. Dessa forma, as sementes podem ser postas de forma superficial ao solo, cobrindo apenas as sementes com uma camada de terra peneirada ou de serragem. Além disso, o espaço entre cada semente deve ter em média 15 cm, principalmente se a intenção for colher as raízes precocemente. Já para as demais utilizações, a distância média pode ser 60 cm entre cada planta.
Quando é feita a colheita?
Realiza-se, então, a colheita das raízes da bardana em um período de 10 semanas após o plantio. Você também pode optar por deixar a espécie crescendo no solo por um período maior de tempo. Entretanto, raízes plantadas com mais de um ano pode ganhar um aspecto fibroso, deixando de ser palatáveis. Além disso, é ideal não permitir o florescimento da planta, pois elas podem se tornar espécies invasoras, logo, realize a poda regular.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido como plantar bardanas em seu quintal de forma simples. Portanto, siga todas as recomendações sobre o cultivo da espécie e garanta um desenvolvimento satisfatório dessa planta medicinal

Veja e se surpreenda:Não é só enfiar na terra! Aprenda como plantar o caroço do abacate do jeito certo: descubra como fazer a semente germinar

 

Raíly Oliveira Fortunato: Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais