Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como plantar o caroço do abacate-Foto Canva Pro
como plantar o caroço do abacate-Foto Canva Pro

Não é só enfiar na terra! Aprenda como plantar o caroço do abacate do jeito certo: descubra como fazer a semente germinar

Montes Claros, 25 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Tem como plantar caroço de abacate, sim! No entanto, diferente da maioria das frutas, é preciso preparar a semente antes do cultivo. Por isso, hoje vamos mostrar um segredo utilizado há séculos, para fazer o caroço da fruta germinar. Acompanhe toda a matéria pois, dessa vez, o seu sucesso é garantido.

Antes de aprender como plantar o caroço do abacate, você vai conhecer uma técnica de germinação de sementes através da água. Sim, não utilizaremos hormônios e nem enraizadores para plantas frutíferas. Sendo assim, consiga uma fruta bem madura e vamos começar.

Mais vistos: Horta vertical auto irrigável: faça a sua em menos de 20 minutos usando apenas materiais recicláveis
Aprenda como plantar o caroço do abacate
O primeiro passo é retirar o caroço da fruta e, portanto, durante o corte, não permita que a faca machuque a semente. Isso é para evitar o ataque de fungos durante o processo. Além disso, após retirar o caroço, lave-o com água morna, (sem retirar a película marrom), até que saia todo resto da polpa.
Truque para fazer o caroço de abacate germinar
Primeiro, encha um copo americano com água filtrada, até a borda superior. Em seguida, posicione o caroço na vertical e atravesse-o com 2 palitos de dentes, de modo que forme uma cruz. Os palitos servem para segurar a semente do abacate na borda do copo. Assim, a parte pontuda do caroço ficará para fora, e a mais arredondada permanecerá na água. Troque o líquido do copo a cada 2 dias.
Quando começa a criar raízes?
Ao final de 3 semanas, a semente já está produzindo raízes pela parte inferior e sua película marrom ficará ressecada e cairá. Durante este período, o Agro Notícias recomenda deixar o copo próximo a uma janela. Então, espere mais uma semana e veja o caroço se abrir e veja soltar um belo broto com 2 ou 3 folhinhas.

como plantar o caroço do abacate-Foto Canva Pro como plantar o caroço do abacate-Foto Canva Pro

Saiba mais: Aprenda como fazer mudas de mamão a partir das sementes: veja este método simples e infalível
Plantando o caroço germinado
De acordo com o site Wikihow, após a germinação é necessário transplantar a muda para um vaso contendo pedrinhas no fundo, areia e terra adubada. Dessa forma, basta fazer uma cova com tamanho suficiente para cobrir o caroço e depositar o broto. Faça uma rega diária após o plantio, somente para manter o solo úmido.
Quando transplantar a muda para a terra
Outro ponto muito importante dessas dicas de como plantar o caroço do abacate, é que, durante o primeiro ano da planta, não há necessidade de fertilizar o solo. Entretanto, após os 12 meses você deverá passar a muda para um local definitivo, onde poderá se desenvolver e frutificar. Escolha um lugar bem ensolarado e com solo fértil. A propósito, agora, sim, será preciso fazer uma adubação por ano.

Veja também: Tem como plantar batata-doce em vaso, sim! Aprenda a produzir o seu legume de forma 100% orgânica do zero à colheita

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.