Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como plantar macaxeira-Foto Canva Pro
como plantar macaxeira-Foto Canva Pro

Guia completo! Aprenda como plantar macaxeira em poucos passos: veja do plantio à colheita

Montes Claros, 25 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Não se sabe ao certo qual é a origem da mandioca. No entanto, é fato que esse alimento super nutritivo faz parte da dieta dos brasileiros e já está presente em mais de 80 países. Aliás, outro ponto muito positivo, é que tem como plantar macaxeira sem o uso de tecnologias, o que torna o cultivo ainda mais fácil.

A priori, há como plantar macaxeira em qualquer região do país e em qualquer época do ano. Isso se deve à facilidade de adaptação do também chamado aipim, manaíba, carimã, etc. Desse modo, o foco deve ser o preparo do solo, a manutenção após o plantio e a rega. Tudo isso você vai aprender a partir de agora.

Mais vistos: Plantas frutíferas em vaso: conheça 3 melhores espécies para cultivar no seu quintal e pare de consumir alimentos com agrotóxicos
Como plantar macaxeira do jeito certo
Segundo artigo publicado por João Mathias, para Globo Rural, em 3 de maio de 2016, foi observado que o cultivo da macaxeira no princípio das estações chuvosas favorece o crescimento das raízes e brotos, embora isso não seja uma regra. Ademais, o Agro Notícias alerta que o único solo em que o aipim não se desenvolve bem é o de textura argilosa,Fora isso, não há ressalvas.

como plantar macaxeira-Foto Canva Pro como plantar macaxeira-Foto Canva Pro
Qual é o melhor solo para a macaxeira
A macaxeira não exige solos especiais, basta que a terra seja leve, arenosa e profunda. Nesse sentido, uma mistura de areia, terra vegetal e esterco de gado já seria o suficiente. Lembre-se que o local escolhido deve ser de pleno sol.

Saiba mais: Sabia que tem como plantar alecrim na água? É mais simples que na terra! Aprenda com este método completo
O plantio na prática
A princípio, você deve adquirir ramas que contenham no mínimo 6 ou 7 gemas e 20 centímetros de comprimento. Em segundo lugar, evite o cultivo em meio a outros vegetais, pois essa é a única exigência da macaxeira. Sendo assim, faça covas de 30 centímetros de diâmetro por 10 de profundidade e deposite as mudas. Para finalizar, cubra as raízes com a terra preparada.
Cuidados após o plantio
Você pode regar as plantas diariamente, porém, sem encharcar o solo. Aliás, no décimo mês, realize uma poda para retirar folhas secas, amareladas e galhos doentes. Por fim, se você seguiu essas dicas de como plantar macaxeira à risca, ao final de 7 meses as raízes já podem ser retiradas para o consumo.

Você também pode gostar: Pode passar água oxigenada nas plantas? Sim, especialistas em botânica recomendam! Veja como aplicar da maneira correta

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.