Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantar bardana (reprodução Canva Pro)
Plantar bardana (reprodução Canva Pro)

Veja como plantar bardana no quintal; tenha os benefícios dessa famosa planta medicinal

Salvador, 30 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – Bardana-maior, carrapicho-de-carneiro, erva-dos-pegamassos, gobô, orelha-de-gigante. Essas são as diversas denominações dadas à Arctium lappa, conhecida popularmente por bardana, que é uma espécie da família das Asteraceae. A planta nativa da Europa e da região asiática possui caule robusto, alto, podendo ser verde ou arroxeado, dependendo da variedade. Apesar de ser uma espécie pouco conhecida, você pode plantar bardana diretamente em seu quintal, seguindo o passo a passo indicado.

De acordo com o site G1, em 16 de julho de 2021, ao plantar bardana, além de adquirir um lindo cultivo em seu quintal, você também pode usufruir de suas propriedades medicinais. Sua raiz e suas folha contêm substâncias consideradas desintoxicantes, diuréticas, antissépticas e anti-inflamatórias. Portanto, continue conosco e veja tudo o que é preciso para realizar o plantio da espécie medicinal diretamente em seu quintal.

Confira agora:Como plantar couve-manteiga em casa? Confira agora o guia descomplicado para realizar o plantio da hortaliça

Plantar bardana (reprodução Canva Pro) Plantar bardana (reprodução Canva Pro)

Acesse já: Guia completo! Aprenda como plantar macaxeira em poucos passos: veja do plantio à colheita
Como realizar o plantio e manter os cuidados?
Existem alguns cuidados que devem ser considerados ao realizar o plantio da bardana. As estações mais recomendadas para cultivar a planta é durante a primavera e o outono. Ademais, a temperatura deve ser mais amena, entre 10 a 25 °C, todavia, em temperaturas extremamente frias, a parte aérea pode morrer, permanecendo apenas as raízes. Além do mais, a bardana deve ser cultivada em local que haja sombra parcial e a irrigação deve ser manejada de forma que o solo permaneça úmido, mas não encharcado.

O solo, por sua vez, deve ser leve, profundo, bem drenado, e rico em matéria orgânica, sendo ideal investir em adubação orgânica como húmus de minhoca, farinha de ossos ou torta de mamona. Além disso, para que haja o desenvolvimento satisfatório da espécie, é necessário que pH do solo seja entre 6,6 e 7,5, realizando uma correção da acidez caso seja necessário.

A semeadura da bardana deve ser feita preferencialmente direto no local definitivo, pois a espécie não é adepta ao transplante. Dessa forma, as sementes podem ser postas de forma superficial ao solo, cobrindo apenas as sementes com uma camada de terra peneirada ou de serragem. Além disso, o espaço entre cada semente deve ter em média 15 cm, principalmente se a intenção for colher as raízes precocemente. Já para as demais utilizações, a distância média pode ser 60 cm entre cada planta.
Quando é feita a colheita?
Realiza-se, então, a colheita das raízes da bardana em um período de 10 semanas após o plantio. Você também pode optar por deixar a espécie crescendo no solo por um período maior de tempo. Entretanto, raízes plantadas com mais de um ano pode ganhar um aspecto fibroso, deixando de ser palatáveis. Além disso, é ideal não permitir o florescimento da planta, pois elas podem se tornar espécies invasoras, logo, realize a poda regular.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido como plantar bardanas em seu quintal de forma simples. Portanto, siga todas as recomendações sobre o cultivo da espécie e garanta um desenvolvimento satisfatório dessa planta medicinal

Veja e se surpreenda:Não é só enfiar na terra! Aprenda como plantar o caroço do abacate do jeito certo: descubra como fazer a semente germinar

 

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.