Por que muitas pessoas do Bolsa Família ficaram fora do Auxílio Brasil? Entenda as possíveis causas

Ficou de fora do programa? Entenda o que pode ter acontecido

Fortaleza, CE, segunda-feira, 09 de maio de 2022, por Daniela Marinho – Ainda em 2021, o novo programa do Governo Federal em substituição ao Bolsa Família começou a ser pago. No entanto, por que muitas pessoas que recebiam o Bolsa Família ficaram de fora do Auxílio Brasil? Para entender sobre isso, confira hoje aqui no Guia do Ex-Negativado do É Mais MT mais detalhes sobre o assunto.

Inclusive, essa tem sido a dúvida de grande parte da população que não foi contemplada pelo novo benefício. Saiba, portanto, quais as possíveis causas que impossibilitam o pagamento.

Saiba porque muitas pessoas que recebiam o Bolsa Família ficaram de fora do Auxílio Brasil

Em funcionamento desde 2003, o Bolsa Família era o principal programa de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Com a nova gestão federal, que sinalizava para uma substituição do programa, a mudança aconteceu ainda no final do ano passado.

Desse modo, o objetivo segue sendo o mesmo: subsidiar pessoas carentes garantindo-lhes acesso à saúde, alimentação e educação por meio de uma renda mensal.

No entanto, diversas famílias que faziam parte do programa anterior, bem como puderam acessar o Auxílio Emergencial (pago em razão da pandemia pela Covid-19) foram excluídas do novo benefício.

Assim sendo, por que muitas pessoas que recebiam o Bolsa Família ficaram de fora do Auxílio Brasil? Se você é uma delas, entenda agora mesmo as causas para que isso aconteça.

Leia também: Como ficarão as finanças de cada signo em 2022? Veja as previsões

Cadastro desatualizado

Auxílio Brasil
Por que muitas pessoas do Bolsa Família ficaram fora do Auxílio Brasil? Entenda. Foto: Canva Pro

Quem participava do Bolsa Família e foi excluído do Auxílio Brasil é possível que esteja com o cadastro desatualizado.

Isso porque as principais regras para a concessão do benefício continuam sendo as mesmas. Uma delas é a atualização dos dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) que deve acontecer a cada dois (2) anos.

Para atualizar a inscrição, o Responsável Familiar (RF) deve se dirigir até a secretaria municipal responsável pelo programa e prestar uma nova entrevista.

Critérios de renda

A princípio, uma outra causa para a exclusão no programa, é não atender ao critério de renda, ou seja, ultrapassar o limite mensal de renda, determinada pelas diretrizes do benefício.

Dessa maneira, a família contemplada deve ter a renda inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de 3 salários mínimos; isto é, R$ 3.300.

Não se enquadrar no perfil

Outras exigências são determinantes para que o indivíduo tenha ou não direito ao Auxílio Brasil. Isso significa que pessoas que recebem outro tipo de benefício federal, como pensão e aposentadoria, BPC ou outros similares, não podem acessar o programa.

Além disso, pessoas com CNPJ, que possuem inscrição como MEI (Micro Empreendedor Individual) também não recebem o Auxílio Brasil, independentemente do seu faturamento mensal.

É preciso se inscrever para receber o Auxílio Brasil?

Não. A priori, todas as pessoas que participavam do Bolsa Família migraram automaticamente para o Auxílio Brasil, desde que os critérios exigidos fossem cumpridos.

Por fim, leia também: Novas regras do vale-refeição e vale-alimentação: saiba o que muda para o trabalhador

Tenha agora RENDA EXTRA COM MINI BOLO VULCÃO; saiba fazer e PRECIFICAR o produto (PASSO A PASSO)

Comments are closed.