Tempo de trabalho para aposentadoria: saiba o período exigido para se aposentar

Entenda o que mudou com a Reforma da Previdência, e saiba como ficaram definidos os novos cálculos para obter o benefício!

Ponta Grossa, 08 de junho de 2022, por Lorena Rogenski ─ Saiba qual é o tempo de trabalho para obter a aposentadoria. Assim que a Reforma da Previdência foi sancionada, novas regras foram estabelecidas perante a aposentadoria. Para entender melhor sobre isso, hoje o Guia do Ex-Negativado irá apresentar em detalhes, mais informações sobre a reforma e a aposentadoria.
Tempo de trabalho para aposentadoria
Antes da Reforma da Previdência, todos os contribuintes que atingissem determinado tempo de contribuição estavam aptos para solicitar a aposentadoria. Os homens deviam cumprir, no mínimo, 35 anos e as mulheres 30 anos.

Hoje o tempo de trabalho para aposentadoria segue novas regras. Os servidores masculinos, com mais de 65 anos de idade, e as mulheres com mais de 60 anos de idade, podem solicitar esse benefício, desde que tenham contribuído por no mínimo 15 anos.

O tempo de contribuição pode ser integral ou proporcional. A aposentadoria integral é concedida para os homens com mais de 65 anos, e contribuição de 35 anos. Já para as mulheres, a idade é de 60 anos e o período de contribuição 30 anos.

Tempo trabalho para aposentadoria Tempo de trabalho para aposentadoria: saiba o período exigido para se aposentar. Foto: Canva Pro

Leia também: Renda extra: como ganhar 500 reais por mês? Confira 7 ideias quentes
Quem tem 8 anos de contribuição pode se aposentar?
A aposentadoria com pouco tempo de contribuição é uma possibilidade que poucos conhecem. Nesse caso, o período mínimo é de 10, 7 ou 5 anos de contribuição. Entretanto, essa é uma exceção à regra, ou seja, nem todos têm esse direito.

Dentro do Regime Geral da Previdência Social, existe uma série de benefícios que precisam de pouco tempo de contribuição. O salário-maternidade, por exemplo, conta com 10 meses de carência para o beneficiário.

Para o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, o período de carência é de 12 meses. Já o auxílio reclusão conta com um período de carência de 24 meses. Na aposentadoria por idade, antes da reforma acontecer, tinha carência de 180 meses.
Calcular tempo de serviço
Saber o tempo de serviço é o primeiro passo para descobrir em quanto tempo será possível se aposentar. A idade mínima para a aposentadoria hoje é de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres.

Para conseguir se aposentar em 2019, por exemplo, as mulheres precisavam ter 86 pontos e os homens 96. Além disso, é necessário que a mulher tenha 30 anos de contribuição, e o homem 35 anos.

Os pontos são a soma da idade e o tempo de contribuição dos trabalhadores. Caso tenha 60 anos de idade e 36 anos de contribuição, por exemplo, o cálculo será de 96 pontos. A cada ano, um ponto é aumentado, até que chegue em 105 para o homem e 100 para a mulher.

Aqueles que têm apenas mais dois anos para atingir o tempo de contribuição, podem optar tranquilamente pela aposentadoria sem idade mínima, levando em consideração o fator previdenciário.

Gosta de investir? Confira a matéria de Ana Beatriz Hoffert, no blog Casa Vogue, e veja as dicas para aumentar o valor do seu imóvel para possíveis compradores.

Por fim, leia também: Saiba quanto custa um casamento no civil e as taxas inclusas no processo
FESTA NA CAIXA: tenha RENDA EXTRA com pouco investimento (aprenda ainda a CALCULAR E REDUZIR CUSTOS)

Comments are closed.