Como funciona o cheque especial Itaú? Entenda mais sobre o LIS

Entenda se é viável para a sua necessidade, conheça riscos e possibilidades

Salvador, 09 de junho de 2022, por Victor de Freitas – Você sabe como funciona o cheque especial Itaú? É o chamado LIS, como é conhecido pelos clientes do banco privado. Conheça mais detalhes sobre como funciona, se há algum benefício e como ter acesso.
O que é cheque especial Itaú e como funciona?
Antes de mais nada, é necessário entender sobre o que se trata cheque especial.

Trata-se de um limite de crédito oferecido automaticamente pelos bancos para clientes com conta-corrente ativa.

O crédito está sempre disponível na página principal da conta e pode ser usado a qualquer momento quando não houver valor no saldo. Por exemplo, evitando que uma compra feita com cartão de débito seja negada.

Mas esse crédito não é oferecido de forma gratuita. Funciona como uma espécie de empréstimo, no valor do limite disponível na conta, concedido pelo banco ao cliente, que está sujeito a encargos diários, mensais e anuais, sendo um dos juros mais altos do país.

Contudo, a taxa de juros é de 8% ao mês, além do IOF que incidirá sobre o valor.

Cheque especial Itaú Como funciona o cheque especial Itaú? Entenda mais sobre o LIS. Divulgação: itau.com.br/
Há cobrança para a liberação do limite de crédito especial?
Não. O Itaú afirma não cobrar nenhuma tarifa para a disponibilização do limite de cheque especial. O cliente arcará com os juros e os impostos que incidirão conforme o tempo passe e o saldo não voltar a ficar positivo.
Como contratar cheque especial?
Caso sua conta-corrente não possuir limite de crédito de cheque especial disponível, é necessário contratar através do menu “empréstimo” e, em seguida”, solicitar cheque especial.

Para ter esse limite, é importante verificar todas as condições, como a taxa de juros, antes de aceitar.
Como pagar o cheque especial?
Para isso, é necessário apenas ter dinheiro no saldo até cobrir o valor que consta como negativo.
Itaú oferece isenção de juros do cheque especial por 10 dias: há critérios
Apesar de não ser uma situação recomendada por especialistas em finanças, o cheque especial pode ser a saída para momentos de sufoco em alguns casos do cotidiano dos brasileiros.

Caso necessite utilizar este limite extra da sua conta-corrente do Itaú, é possível ganhar isenção de juros por um período de até dez dias úteis, segundo informa o banco em seu site oficial.

Nesse caso, o cliente pagará apenas o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é cobrado desde o primeiro dia. A isenção será sobre os juros cobrados pelo banco para quem está usando o LIS.

Para não pagar juros do cheque especial por dez dias, é necessário possuir LIS contratado e não utilizar o mesmo benefício em uma outra conta do Itaú, por exemplo uma conta empresa.

Usuários de contas comuns precisam ter investimentos feitos pelo menos há três meses para ganhar o benefício, enquanto clientes Uniclass podem ser beneficiados com a isenção ao contratarem o Plano de Vantagens.

Por fim, leia também: Não pagar imposto de renda pode deixar CPF negativado no SPC e Serasa? Entenda
FESTA NA CAIXA: tenha RENDA EXTRA com pouco investimento (aprenda ainda a CALCULAR E REDUZIR CUSTOS)

Comments are closed.