Para Você
Carregando...

Aprenda a fazer compostagem utilizando um saco plástico

Aprenda a fazer compostagem utilizando um saco plástico - Reprodução Canva

São Paulo, segunda-feira, 27 de junho por Lucca Ranoya – Se você está pensando em fazer composto para usar na sua horta, mas não tem espaço para fazer em uma composteira grande, esse artigo é para você. Hoje, você vai aprender como fazer compostagem utilizando um saco plástico, sem grandes dificuldades. Acompanhe.

Em primeiro lugar, existem duas forma mais comuns de se fazer compostagem: utilizando um ambiente oxigenado ou utilizando um ambiente não oxigenado. Enfim, a primeira forma é feita quando se composta em locais abertos, utilizando sacos de ração ou linhagem, que são vazados. Isso trará um tipo de resultado para o processo. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Aprenda a fazer compostagem utilizando um saco plástico – Reprodução Canva

Leia mais aqui: Cozinhe o feijão com beterraba e surpreenda com o resultado
A diferença da compostagem em recipiente plástico
O plástico, por não conter aberturas grandes, acaba tornando o ambiente da compostagem anaeróbico. Dessa forma, as bactérias serão os microorganismos principais que irão fazer a decomposição do material disposto ali. Isso mudará a forma e a velocidade com que a matéria orgânica é decomposta.

Diferentemente da compostagem anaeróbica, que é a mencionada acima, existe a compostagem aerada, realizada também pelos fungos. Além das bactérias, pelo ambiente estar sendo oxigenado, nesse caso, os fungos conseguem se desenvolver ali e decompor os materiais em uma velocidade ainda mais rápida.
Como fazer a compostagem da matéria orgânica
A compostagem deve utilizar materiais de origem vegetal, preferencialmente, em seu estado cru. Se for utilizar alimentos cozidos, prefira os que foram somente cozidos a vapor. Isso evitará o mau cheiro excessivo e a proliferação de bactérias indesejadas durante o processo.

Para fazer a compostagem usando um saco plástico, junte todos os compostos orgânicos em uma sacola plástica grande e cubra com matéria seca. Por exemplo, folhagens, galhos e grama seca, são ótimas opções de matéria seca. A cobertura irá preservar a umidade necessária para que os microorganismos não morram durante o processo de decomposição. Além disso, protegerá o microbioma existente ali, da radiação solar excessiva.

Veja mais aqui: Café com canela: por que você deve começar tomar agora mesmo? Veja

Por fim, a compostagem feita em sacos plásticos ou em recipientes fechados tende a exalar um odor mais desagradável e demorar mais para acontecer. Entretanto, se é a única opção que você possui naquele momento, pode ser feita sem grandes dificuldades, se você seguir o processo mencionado acima.

O segredo é não fechar a parte superior do seu saco plástico e proteger o seu saco da luz solar. Ademais, mantenha sempre o seu composto levemente úmido, realizando uma rega comedida, sempre que perceber que o composto começou a secar. Isso ajudará o seu composto decompor! Desejamos a você um ótimo começo de semana.

Leia mais: Dicas para cultivar planta Monstera ou Costela-de-Adão

 

Lucca: Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. Formado em massoterapia, também atuo oferecendo massagens relaxantes e terapêuticas em domicílio. Trabalho como freela fazendo artigos como ghostwriter e escrevendo posts para blogs dos mais diversos temas. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

Ler