Aprenda a fazer compostagem utilizando um saco plástico

Existem diversas formas de fazer compostagem, essa é uma delas

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, segunda-feira, 27 de junho por Lucca Ranoya – Se você está pensando em fazer composto para usar na sua horta, mas não tem espaço para fazer em uma composteira grande, esse artigo é para você. Hoje, você vai aprender como fazer compostagem utilizando um saco plástico, sem grandes dificuldades. Acompanhe.

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, existem duas forma mais comuns de se fazer compostagem: utilizando um ambiente oxigenado ou utilizando um ambiente não oxigenado. Enfim, a primeira forma é feita quando se composta em locais abertos, utilizando sacos de ração ou linhagem, que são vazados. Isso trará um tipo de resultado para o processo. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer compostagem utilizando um saco plástico - Reprodução Canva Aprenda a fazer compostagem utilizando um saco plástico – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Leia mais aqui: Cozinhe o feijão com beterraba e surpreenda com o resultado
A diferença da compostagem em recipiente plástico
O plástico, por não conter aberturas grandes, acaba tornando o ambiente da compostagem anaeróbico. Dessa forma, as bactérias serão os microorganismos principais que irão fazer a decomposição do material disposto ali. Isso mudará a forma e a velocidade com que a matéria orgânica é decomposta.

Diferentemente da compostagem anaeróbica, que é a mencionada acima, existe a compostagem aerada, realizada também pelos fungos. Além das bactérias, pelo ambiente estar sendo oxigenado, nesse caso, os fungos conseguem se desenvolver ali e decompor os materiais em uma velocidade ainda mais rápida.
Como fazer a compostagem da matéria orgânica
A compostagem deve utilizar materiais de origem vegetal, preferencialmente, em seu estado cru. Se for utilizar alimentos cozidos, prefira os que foram somente cozidos a vapor. Isso evitará o mau cheiro excessivo e a proliferação de bactérias indesejadas durante o processo.

Para fazer a compostagem usando um saco plástico, junte todos os compostos orgânicos em uma sacola plástica grande e cubra com matéria seca. Por exemplo, folhagens, galhos e grama seca, são ótimas opções de matéria seca. A cobertura irá preservar a umidade necessária para que os microorganismos não morram durante o processo de decomposição. Além disso, protegerá o microbioma existente ali, da radiação solar excessiva.

Veja mais aqui: Café com canela: por que você deve começar a tomar agora mesmo? Veja

Por fim, a compostagem feita em sacos plásticos ou em recipientes fechados tende a exalar um odor mais desagradável e demorar mais para acontecer. Entretanto, se é a única opção que você possui naquele momento, pode ser feita sem grandes dificuldades, se você seguir o processo mencionado acima.

O segredo é não fechar a parte superior do seu saco plástico e proteger o seu saco da luz solar. Ademais, mantenha sempre o seu composto levemente úmido, realizando uma rega comedida, sempre que perceber que o composto começou a secar. Isso ajudará o seu composto decompor! Desejamos a você um ótimo começo de semana.

Leia mais: Dicas para cultivar a planta Monstera ou Costela-de-Adão

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais