Para Você
Carregando...

Pupunha: benefícios para a saúde e como consumir

Pupunha: benefícios para a saúde e como consumir. Reprodução: canva

João Pessoa, sexta-feira, 10 de junho, por Alessandra Martins – A Pupunha é uma palmeira nativa do Brasil, encontrada principalmente nos estados do norte do país. Pará, Amazonas, Acre e Rondônia, são os estados, onde a Pupunha, possui maior tradição em consumo. Além disso, o Pará é o principal produtor e consumidor, desta.

Essa planta da origem a dois alimentos, a fruta originaria da planta, chamada Pupunha, muito consumida pela população nativa e o Palmito, alimento popular na culinária brasileira. Hoje, saberemos mais detalhes sobre este fruto. Confira aqui, no ‘blog’ Vida de Casa do Diário Prime.

Veja também: véu-de-noiva: conheça essa planta tão charmosa e delicada; saiba.

A planta de Pupunha pode crescer até 25 metros de altura e produz uma touceira com cerca de 15 perfilhos, produzindo uma média de 5 a 10 cachos por ano, cada cacho pode produzir até 400 frutos. Além disso, em outros estados do Brasil, como a Bahia, a produção da Pupunha, têm como finalidade apenas o Palmito.
Pupunha: benefícios para a saúde e como consumir
O fruto da Pupunha é pequeno e arredondado, com coloração alaranjada e sabor levemente neutro. O período de produção do fruto ocorre entre dezembro e março, onde, com a safra abundante, é possível encontrar esses frutos a venda nas feiras de livres das principais cidades do norte, principalmente, Belém do Pará, terra natal da Cantora Joelma, que citou a Pupunha em sua canção ‘Voando pro Pará’.

Antes de mais nada, você não pode deixar de conferir essa outra matéria: Saiba aqui, 3 segredos para fazer Bougainville florir.

O fruto da Pupunha é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Sendo excelente para a saúde da pele e do coração, além do seu consumo regular ajudar a combater o envelhecimento precoce. Possui em sua composição elevadas quantidades de gorduras e carboidratos, por isso, seu consumo deve ser moderado.

A Pupunha é consumida cozida, juntamente, com o café, o tradicional lanche da tarde, dos nativos da região norte. Além disso, a pupunha é usada para fazer farinha, purê e ração. No entanto, ainda se trata de um alimento bem mais usado pelos nativos, mas, com potencial para ser inserido na culinária de outras culturas, assim como, o Palmito, originário da mesma planta, como destaca o Globo Rural em 2018.

Além disso, veja essa matéria que está dando o que falar em toda web: flor-de-maio: como cultivar esse cacto de lindas flores.

Alessandra Martins: Alessandra Martins é Engenheira Agrônoma e Redatora, vive atualmente em João Pessoas-PB, trabalhou como redatora de diversos portais, atualmente escreve para a Redação do É Mais MT. @redatoraleh

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

Ler