Como fazer adubo com tereré e não desperdiçar a fonte de potássio do fertilizante

Como fazer adubo terere e não desperdiçar a fonte de potássio do fertilizante - Foto: Canva

São José, SC, 21 de junho de 2022, por Catherine Eleanor, bióloga – O que você faz com o resto de erva da cuia? Quer aprender adubo com tereré e não desperdiçar mais aquilo que iria para o lixo? Vem comigo!

A erva mate é usada em tantos chás, tão saborosa e apreciada o ano inteiro. Mas muitas vezes acaba indo parar no lixo. Pensando nisso, veja como aproveitar e fazer um adubo de tereré.

Veja também: Como fazer NPK caseiro! Isso é indispensável para todas as plantas
Minerais da erva mate

Potássio;
Zinco;
Crómio;
Cobre;
Alumínio;
Ferro;
Manganês e níquel.

Para fazer uma espécie de NPK, o que acrescentar?
Antes de tudo, observe que além de conter vários minerais, a erva do tereré tem potássio que é a letra K da sigla do NPK (nitrogênio, fósforo, potássio).

Por isso, vamos fazer a suplementação do nosso fertilizante usando outros ingredientes que serão fonte dos outros minerais.

As plantas mais conhecidas por fixar nitrogênio são as leguminosas (fabaceaes), assim como o feijão, ervilha e outras vagens.

Por isso, plantar esses grãos na terra deixarão o solo sempre nitrogenado de forma equilibrada. Agora, para o fósforo pode usar a casca de banana.

Em conclusão, fazer um caldo de casca de banana e erva da cuia de tereré, batendo tudo no liquidificador, e depois virando na terra é um excelente adubo.

A água do feijão, aquela do molho antes do cozimento é muito boa, sobretudo se deixar de um dia para o outro. Depois usar para fazer a batida com a erva e as cascas.

Leia depois: Como fazer escalda pés! Ganhe uma Renda Extra com o banho de ervas Antiestresse

Como fazer adubo terere e não desperdiçar a fonte de potássio do fertilizante – Foto: Canva

O que mais usar com a erva na adubação

Cinzas;
Água do feijão;
Água do arroz e qualquer outro vegetal que fique de molho;
Borra de café;
Casca de ovo;
Cascas de todos os vegetais (menos dos cítricos e ácidos);
Ossos e restos de espinhas de peixes;
Soro do leite.

Do mesmo modo, serve para restos de frutas e folhas de dentro de casa. Além de tudo, tem como fazer o chá fermentado.

Assim que consumir o tereré, coloque numa garrafa a erva, depois água e tampe, reserve por 5 dias e depois aplique nas plantas.

Por fim, não adicionar açúcar no chá, poderá usar outros vegetais para fazer a versão fermentada que fica na garrafa. Use em até um mês. Logo que for usar, diluir com o dobro de água e aplicar apenas na raiz.

A matéria de 12 de novembro de 2020 de Gabriele Amorim, no site Minha Vida, traz a fala da nutricionista Juliana Vieira, que cita que o chimarrão (erva do tereré) tem sais minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês. Para concluir, faz bem para saúde da gente e das plantas.

Leia agora: Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido!

Catherine Eleanor: Olá! Aqui fala uma goiana que mora em Santa Catarina. Sou bióloga e minhas áreas de experiências são: homeopatia, plantio orgânico, agrofloresta, receitinhas de plantas com seus usos corretos e princípios ativos. Tudo na área vegetal, então comigo vai aprender tanto ensinamentos sobre as plantas, seus usos e como cultivá-las, também alguns preparos como cosméticos naturais e ainda mais, tinturas, bioconstrução e várias dicas importantes. Vem comigo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais