Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como fazer adubo terere e não desperdiçar a fonte de potássio do fertilizante - Foto: Canva
Como fazer adubo terere e não desperdiçar a fonte de potássio do fertilizante - Foto: Canva

Como fazer adubo com tereré e não desperdiçar a fonte de potássio do fertilizante

São José, SC, 21 de junho de 2022, por Catherine Eleanor, bióloga – O que você faz com o resto de erva da cuia? Quer aprender adubo com tereré e não desperdiçar mais aquilo que iria para o lixo? Vem comigo!

A erva mate é usada em tantos chás, tão saborosa e apreciada o ano inteiro. Mas muitas vezes acaba indo parar no lixo. Pensando nisso, veja como aproveitar e fazer um adubo de tereré.

Veja também: Como fazer NPK caseiro! Isso é indispensável para todas as plantas
Minerais da erva mate

Potássio;
Zinco;
Crómio;
Cobre;
Alumínio;
Ferro;
Manganês e níquel.

Para fazer uma espécie de NPK, o que acrescentar?
Antes de tudo, observe que além de conter vários minerais, a erva do tereré tem potássio que é a letra K da sigla do NPK (nitrogênio, fósforo, potássio).

Por isso, vamos fazer a suplementação do nosso fertilizante usando outros ingredientes que serão fonte dos outros minerais.

As plantas mais conhecidas por fixar nitrogênio são as leguminosas (fabaceaes), assim como o feijão, ervilha e outras vagens.

Por isso, plantar esses grãos na terra deixarão o solo sempre nitrogenado de forma equilibrada. Agora, para o fósforo pode usar a casca de banana.

Em conclusão, fazer um caldo de casca de banana e erva da cuia de tereré, batendo tudo no liquidificador, e depois virando na terra é um excelente adubo.

A água do feijão, aquela do molho antes do cozimento é muito boa, sobretudo se deixar de um dia para o outro. Depois usar para fazer a batida com a erva e as cascas.

Leia depois: Como fazer escalda pés! Ganhe uma Renda Extra com o banho de ervas Antiestresse

Como fazer adubo terere e não desperdiçar a fonte de potássio do fertilizante - Foto: Canva Como fazer adubo terere e não desperdiçar a fonte de potássio do fertilizante – Foto: Canva

O que mais usar com a erva na adubação

Cinzas;
Água do feijão;
Água do arroz e qualquer outro vegetal que fique de molho;
Borra de café;
Casca de ovo;
Cascas de todos os vegetais (menos dos cítricos e ácidos);
Ossos e restos de espinhas de peixes;
Soro do leite.

Do mesmo modo, serve para restos de frutas e folhas de dentro de casa. Além de tudo, tem como fazer o chá fermentado.

Assim que consumir o tereré, coloque numa garrafa a erva, depois água e tampe, reserve por 5 dias e depois aplique nas plantas.

Por fim, não adicionar açúcar no chá, poderá usar outros vegetais para fazer a versão fermentada que fica na garrafa. Use em até um mês. Logo que for usar, diluir com o dobro de água e aplicar apenas na raiz.

A matéria de 12 de novembro de 2020 de Gabriele Amorim, no site Minha Vida, traz a fala da nutricionista Juliana Vieira, que cita que o chimarrão (erva do tereré) tem sais minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês. Para concluir, faz bem para saúde da gente e das plantas.

Leia agora: Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido!

Olá! Aqui fala uma goiana que mora em Santa Catarina. Sou bióloga e minhas áreas de experiências são: homeopatia, plantio orgânico, agrofloresta, receitinhas de plantas com seus usos corretos e princípios ativos. Tudo na área vegetal, então comigo vai aprender tanto ensinamentos sobre as plantas, seus usos e como cultivá-las, também alguns preparos como cosméticos naturais e ainda mais, tinturas, bioconstrução e várias dicas importantes. Vem comigo.