Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido! - Foto: Canva
Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido! - Foto: Canva

Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido!

Florianópolis, SC, 20 de junho de 2022, por Catherine Eleanor, bióloga – Aqui vai quase um livrinho de receitas de desodorante caseiro natural. Eles são todos saudáveis e igualmente veganos. Escolha um preparo conforme o que tem em casa.

Essas receitas são um norte para seguir, de preparos perfeitos. Mas, se quiser adicionar outros ingredientes bem como vitaminas e outros elementos que sabe que fazem bem para sua pele, fique livre. Vamos lá!

Primeiramente, esses desodorantes não possuem os químicos que sua pele deve estar acostumada, sendo assim, retoque mais vezes ao dia até que aja um equilíbrio da pele com a fórmula.

Leia depois: Cosméticos com glúten! Você não sabia disso? Confere aqui como identificar
Desodorante sólido natural

Manteiga de cacau – 30 gramas;
Bicabornato de sódio – 1 colher de café;
Óleo de coco – 2 colheres de sopa;
Óleo essencial – 8 gotas;
Glicerina líquida – 1 colher de sopa.

Antes de tudo, derreter a manteiga e o óleo, depois incorporar a glicerina e mexer constantemente até se misturarem. A dica é usar um batedor de clara em neve.

Para concluir, colocar o óleo essencial e depois o bicarbonato. Virar em uma forminha e colocar no congelador. Em apenas 5 minutos estará firme e pronto para uso.

Veja também: Cosmético natural vegano: receita de sabonete de babosa, com ação esfoliante!

Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido! - Foto: Canva Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido! – Foto: Canva
Versão sólida com amido de milho

Óleo de coco – 6 colheres de sopa;
Óleo essencial (malaleuca, lavanda ou algum outro) – 5 gotas;
Amido de milho – 2 colheres de sopa (pode ser menos, ir colocando aos poucos);

Primeiramente, derreta o óleo de coco se estiver firme, depois pingue o óleo essencial e misture bem. Agora, para concluir o preparo vá adicionando aos poucos o amido no desodorante, mexendo e colocando.

No geral vai firmar como uma pomada com apenas 2 colheres. Contudo, para não desandar a receita, coloque devagar e veja o ponto. Depois armazene numa latinha ou potinho.
Desodorante sólido mix de manteigas veganas

Manteiga de manga – 1 colher de sopa;
Manteiga de cupuaçu ou maracujá – 1 colher;
Amido de milho – 1 colher de sopa;

Antecipadamente prepare um banho-maria, depois coloque as manteigas, misture bem e para concluir adicione o amido.

Logo depois, vire na forma e coloque para gelar. Porque assim ficará pronto mais rápido, sendo que só precisa endurecer para usar.
Líquido de salvia

Salvia desidratada – 3 colheres;
Água – 1 xícara;
Bicarbonato – 1 colher de café;
Glicerina vegetal – 1 colher e café;
Óleo essencial de capim limão (ou outro com aroma leve) – 4 gotas;

Antecipadamente, faça um chá da salvia na água e deixe descansar por meia hora, para ficar bem concentrado. Depois, coar, adicionar o óleo essencial e o bicarbonato.

Em conclusão, adicionar a glicerina e agitar bastante. Logo depois colocar num frasco de spray. Contudo, pode usar um pote e aplicar com algodão também.
Clássico tira CC com dois ingredientes

Limão e bicarbonato;

Desde já, essa receita é um clássico truque barato que todo mundo tem em casa. Vai precisar apenas de um limão e uma colher de bicarbonato.

Na hora do banho, apenas passe metade do limão no bicarbonato e depois esfregue na axila. Repita isso do outro lado com a outra metade do limão e pronto. Lavar com sabonete e como resultado uma axila livre de mau cheiro e bactérias.

Confira agora: Receita de curso de cosmético natural: pomada de calêndula, com usos medicinais!

Olá! Aqui fala uma goiana que mora em Santa Catarina. Sou bióloga e minhas áreas de experiências são: homeopatia, plantio orgânico, agrofloresta, receitinhas de plantas com seus usos corretos e princípios ativos. Tudo na área vegetal, então comigo vai aprender tanto ensinamentos sobre as plantas, seus usos e como cultivá-las, também alguns preparos como cosméticos naturais e ainda mais, tinturas, bioconstrução e várias dicas importantes. Vem comigo.