Alimentos que melhoram a TPM: confira mais sobre como tratar a TPM de forma natural

Alimentos que melhoram a TPM - Foto: Pexels

Salvador, 22 de junho de 2022, por Gabriela Soares – O Agro Notícias apresenta uma forma natural de evitar os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).Então, aprenda a como inserir na sua dieta alimentos que melhoram a TPM.

A TPM possui sintomas físicos e psicológicos. As pessoas que sofrem com os dois tipos de sintomas geralmente têm uma maior dificuldade de manter a rotina nos dias de TPM. Para quem não sofre com sintomas severos, pequenas mudanças de rotina podem ajudar como, por exemplo, exercícios físicos e alteração na dieta. Para isso, aprenda quais alimentos que melhoram a TPM.

Após ler esta matéria, confira também: O que é ser vegano? Aprenda mais sobre esse movimento

Alimentos que melhoram a TPM – Foto: Pixabay
Sintomas e consequências da TPM
Como já dito, os sintomas da TPM podem interferir diretamente na rotina. Isso porque vários deles interferem na concentração e disposição física. Sendo assim, um tratamento natural para esses sintomas é muito bem vindo. Evitando, dessa forma, o consumo excessivo de medicamentos nesse período.

Segundo o site Saúde Brasil, em 26 de março de 2018, há pelo menos 150 sintomas diferentes descritos pelas pessoas nessa fase do ciclo menstrual. Entretanto, é possível citar alguns como: dor de cabeça, cólicas abdominais e uterinas. Para além disso, a pessoa durante esse ciclo pode apresentar inchaço, irritabilidade e aumento do apetite. Aprenda já a como combater esses sintomas com alimentos.
Fibras e Ômega-3
As fibras ajudam a controlar o apetite, pois garantem saciedade. Dessa forma, alimentos ricos em fibra melhoram os sintomas de compulsão alimentar. Alguns exemplos desses alimentos são: aveia, arroz integral e linhaça. Para além disso, tem-se também cenoura, oleaginosas e frutas como maçã e banana. Como exemplos de oleagenosas se tem: feijão, amêndoas e castanhas.

O Ômega-3 possui ação antidepressiva e pode ajudar na melhora dos sintomas de tristeza e desânimo. Essa substancia é uma gordura poli-insaturada que não é produzida naturalmente pelo corpo e, por esse motivo deve ser suplementada através da alimentação. Alguns alimentos que contêm essa gordura são: salmão grelhado, sementes de chia, sardinha e abobrinha.
Água e chás
Ingerir água é sempre muito importante para a saúde, principalmente em momentos em que o corpo esta passando por mudanças. Esse é o caso da TPM, que acontece durante a fase lútea do ciclo menstrual. E, então, a ingestão de água ajuda a melhorar o inchaço e evita a retenção de líquido, além de prevenir a enxaqueca causada por desidratação.

Os chás com ação diurética auxiliam na diminuição do inchaço causado pela retenção de líquido. Já os chás calmante ajudam a diminuir a irritabilidade. Alguns exemplos de chás com efeito diurético são: chá de urtiga, de cavalinha e de dente-de-leão. Além disso, exemplos de chás calmantes são: chá de maracujá, de camomila e de erva cidreira.

Leia também: O que são alimentos afrodisíacos? Aprenda mais sobre eles no dia dos namorados
Vitaminas que melhoram a TPM
A vitamina A ajuda a combater o cansaço excessivo, pois regula as variações hormonais. Essa vitamina também auxilia a diminuir inflamações. Exemplos de alimentos ricos dessa vitamina são: melancia, cenoura e alface romana. Outros alimentos desse tipo são: couve, brócolis e batata doce.

A vitamina B6 auxilia na produção de serotonina, combatendo a tristeza e desânimo. Alguns exemplos de alimentos que possuem essa vitamina são: salmão, laranja e banana. Para além desses, existem também: amendoim, lentilha e camarão cozido. Por sua vez, a vitamina B12 ajuda a combater a letargia, alguns alimentos que possuem essa vitamina são: frango, peru e ovos.
Alimentos contraindicados na TPM
São contraindicados, nesse período, alimentos que sejam ricos em cafeína. Como exemplo disso se tem refrigerantes, sucos industrializados e chá preto. Isso porque a cafeína agrava os sintomas de ansiedade já presentes nesse período. Além da cafeína, o excesso de sal também deve ser evitado, pois causa a retenção de líquido que leva ao inchaço.

Então, agora você aprendeu quais alimentos que melhoram a TPM e quais os ingredientes que deve evitar. Portanto, coloque em prática este conhecimento e insira esses alimentos em sua dieta evitando assim, o consumo excessivo de medicamentos. Conhece alguém que sofre com os sintomas da TPM? Envie esta matéria!

Ademais, leia também: Chá para aliviar a labirintite? Confira aqui 4 opções de chá para se livrar da tontura

Gabriela Soares: Nascida em Salvador, Bahia, desde jovem muito curiosa e apaixonada pelo conhecimento, amante de livros, estudante de técnico em química e engenharia química no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais