Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Alimentos que melhoram a TPM
Alimentos que melhoram a TPM - Foto: Pexels

Alimentos que melhoram a TPM: confira mais sobre como tratar a TPM de forma natural

Salvador, 22 de junho de 2022, por Gabriela Soares – O Agro Notícias apresenta uma forma natural de evitar os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).Então, aprenda a como inserir na sua dieta alimentos que melhoram a TPM.

A TPM possui sintomas físicos e psicológicos. As pessoas que sofrem com os dois tipos de sintomas geralmente têm uma maior dificuldade de manter a rotina nos dias de TPM. Para quem não sofre com sintomas severos, pequenas mudanças de rotina podem ajudar como, por exemplo, exercícios físicos e alteração na dieta. Para isso, aprenda quais alimentos que melhoram a TPM.

Após ler esta matéria, confira também: O que é ser vegano? Aprenda mais sobre esse movimento

Alimentos que melhoram a TPM Alimentos que melhoram a TPM – Foto: Pixabay
Sintomas e consequências da TPM
Como já dito, os sintomas da TPM podem interferir diretamente na rotina. Isso porque vários deles interferem na concentração e disposição física. Sendo assim, um tratamento natural para esses sintomas é muito bem vindo. Evitando, dessa forma, o consumo excessivo de medicamentos nesse período.

Segundo o site Saúde Brasil, em 26 de março de 2018, há pelo menos 150 sintomas diferentes descritos pelas pessoas nessa fase do ciclo menstrual. Entretanto, é possível citar alguns como: dor de cabeça, cólicas abdominais e uterinas. Para além disso, a pessoa durante esse ciclo pode apresentar inchaço, irritabilidade e aumento do apetite. Aprenda já a como combater esses sintomas com alimentos.
Fibras e Ômega-3
As fibras ajudam a controlar o apetite, pois garantem saciedade. Dessa forma, alimentos ricos em fibra melhoram os sintomas de compulsão alimentar. Alguns exemplos desses alimentos são: aveia, arroz integral e linhaça. Para além disso, tem-se também cenoura, oleaginosas e frutas como maçã e banana. Como exemplos de oleagenosas se tem: feijão, amêndoas e castanhas.

O Ômega-3 possui ação antidepressiva e pode ajudar na melhora dos sintomas de tristeza e desânimo. Essa substancia é uma gordura poli-insaturada que não é produzida naturalmente pelo corpo e, por esse motivo deve ser suplementada através da alimentação. Alguns alimentos que contêm essa gordura são: salmão grelhado, sementes de chia, sardinha e abobrinha.
Água e chás
Ingerir água é sempre muito importante para a saúde, principalmente em momentos em que o corpo esta passando por mudanças. Esse é o caso da TPM, que acontece durante a fase lútea do ciclo menstrual. E, então, a ingestão de água ajuda a melhorar o inchaço e evita a retenção de líquido, além de prevenir a enxaqueca causada por desidratação.

Os chás com ação diurética auxiliam na diminuição do inchaço causado pela retenção de líquido. Já os chás calmante ajudam a diminuir a irritabilidade. Alguns exemplos de chás com efeito diurético são: chá de urtiga, de cavalinha e de dente-de-leão. Além disso, exemplos de chás calmantes são: chá de maracujá, de camomila e de erva cidreira.

Leia também: O que são alimentos afrodisíacos? Aprenda mais sobre eles no dia dos namorados
Vitaminas que melhoram a TPM
A vitamina A ajuda a combater o cansaço excessivo, pois regula as variações hormonais. Essa vitamina também auxilia a diminuir inflamações. Exemplos de alimentos ricos dessa vitamina são: melancia, cenoura e alface romana. Outros alimentos desse tipo são: couve, brócolis e batata doce.

A vitamina B6 auxilia na produção de serotonina, combatendo a tristeza e desânimo. Alguns exemplos de alimentos que possuem essa vitamina são: salmão, laranja e banana. Para além desses, existem também: amendoim, lentilha e camarão cozido. Por sua vez, a vitamina B12 ajuda a combater a letargia, alguns alimentos que possuem essa vitamina são: frango, peru e ovos.
Alimentos contraindicados na TPM
São contraindicados, nesse período, alimentos que sejam ricos em cafeína. Como exemplo disso se tem refrigerantes, sucos industrializados e chá preto. Isso porque a cafeína agrava os sintomas de ansiedade já presentes nesse período. Além da cafeína, o excesso de sal também deve ser evitado, pois causa a retenção de líquido que leva ao inchaço.

Então, agora você aprendeu quais alimentos que melhoram a TPM e quais os ingredientes que deve evitar. Portanto, coloque em prática este conhecimento e insira esses alimentos em sua dieta evitando assim, o consumo excessivo de medicamentos. Conhece alguém que sofre com os sintomas da TPM? Envie esta matéria!

Ademais, leia também: Chá para aliviar a labirintite? Confira aqui 4 opções de chá para se livrar da tontura

Nascida em Salvador, Bahia, desde jovem muito curiosa e apaixonada pelo conhecimento, amante de livros, estudante de técnico em química e engenharia química no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.