Cada haste do bambu-da-sorte tem um significado? Veja sobre a simbologia e aprenda como cultivá-lo na água

bambu-da-sorte-Foto Canva Pro

Montes Claros, 23 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- O bambu-da-sorte é uma planta perene, perfeita para dar mais vida e beleza a um ambientes. Se plantado em vaso, o seu aspecto se assemelha a uma pequena plantação de bambus, o que o torna ainda mais exótico. Além disso, a planta carrega a promessa de expulsar energias ruins e atrair coisas boas. Sendo assim, veja mais sobre a simbologia e como cultivá-lo em casa.

Embora não haja evidência científica que comprove que o bambu-da-sorte atrai coisas boas, essa crença é baseada no Feng Shui, uma das tradições mais antigas do mundo. Em suma, quem crê, afirma que a quantidade de hastes da planta determina o significado da mesma. Além disso, também é dito que, para usufruir da proteção que o bambu oferece, é necessário amarrar uma fita vermelha em volta das suas hastes.
Planta bambu-da-sorte: significado e cultivo em água
O que muitas pessoas não sabem é que, o bambu-da-sorte é originário da África, e não do oriente médio. Além disso, ele é um parente próximo da planta pata-de-elefante, e não do bambu-chinês. Feitas essas considerações, veja o significado das hastes, segundo a crença Feng Shui:

Sorte: planta com 1 haste;
2 hastes: união e sorte no amor;
Riqueza, felicidade e longevidade: 3 hastes;
Proteção contra doenças: 4 hastes;
5 hastes: criatividade, prosperidade e disposição;
Riqueza, sorte e harmonia: 6 hastes:
Planta com 7 hastes é igual a saúde;
Crescimento e fertilidade: 8 hastes;
9 hastes: sorte, assim como a de única haste;
10 hastes: perfeição e completude.

bambu-da-sorte-Foto Canva Pro

Saiba mais: Quer cultivar a planta chifre-de-cervo e não sabe por onde começar? Aprenda como cuidar dessa samambaia em seu apartamento ou em casa
Onde deixar bambu-da-sorte?
De acordo com o Blog Petz, o excesso de luminosidade pode causar queimaduras nas folhas do bambu da sorte. Desse modo, mantenha a planta sempre na sombra e longe da luz direta do sol. No entanto, se o vaso for deixado próximo a uma janela, por exemplo, não haverá problemas.

Veja também: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
Como cultivar o bambu-da-sorte na água
O cultivo do bambu-da-sorte em água é bem mais fácil que no solo. Assim, basta colocar a planta em um recipiente como um aquário, e preencher com água até a altura do tronco. Após isso, coloque algumas pedrinhas ornamentais no fundo do vaso a fim de dar estabilidade à planta. Por fim, o Agro Notícias recomenda trocar a água a cada dois dias, para evitar a proliferação de larvas do mosquito da dengue.

Você também pode gostar: A perfeita suculenta colar-de-pérola: veja o guia completo de como cuidar dessa linda planta

Diego Rodrigues Pereira: Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais