Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
bambu-da-sorte-Foto Canva Pro
bambu-da-sorte-Foto Canva Pro

Cada haste do bambu-da-sorte tem um significado? Veja sobre a simbologia e aprenda como cultivá-lo na água

Montes Claros, 23 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- O bambu-da-sorte é uma planta perene, perfeita para dar mais vida e beleza a um ambientes. Se plantado em vaso, o seu aspecto se assemelha a uma pequena plantação de bambus, o que o torna ainda mais exótico. Além disso, a planta carrega a promessa de expulsar energias ruins e atrair coisas boas. Sendo assim, veja mais sobre a simbologia e como cultivá-lo em casa.

Embora não haja evidência científica que comprove que o bambu-da-sorte atrai coisas boas, essa crença é baseada no Feng Shui, uma das tradições mais antigas do mundo. Em suma, quem crê, afirma que a quantidade de hastes da planta determina o significado da mesma. Além disso, também é dito que, para usufruir da proteção que o bambu oferece, é necessário amarrar uma fita vermelha em volta das suas hastes.
Planta bambu-da-sorte: significado e cultivo em água
O que muitas pessoas não sabem é que, o bambu-da-sorte é originário da África, e não do oriente médio. Além disso, ele é um parente próximo da planta pata-de-elefante, e não do bambu-chinês. Feitas essas considerações, veja o significado das hastes, segundo a crença Feng Shui:

Sorte: planta com 1 haste;
2 hastes: união e sorte no amor;
Riqueza, felicidade e longevidade: 3 hastes;
Proteção contra doenças: 4 hastes;
5 hastes: criatividade, prosperidade e disposição;
Riqueza, sorte e harmonia: 6 hastes:
Planta com 7 hastes é igual a saúde;
Crescimento e fertilidade: 8 hastes;
9 hastes: sorte, assim como a de única haste;
10 hastes: perfeição e completude.

bambu-da-sorte-Foto Canva Pro bambu-da-sorte-Foto Canva Pro

Saiba mais: Quer cultivar a planta chifre-de-cervo e não sabe por onde começar? Aprenda como cuidar dessa samambaia em seu apartamento ou em casa
Onde deixar bambu-da-sorte?
De acordo com o Blog Petz, o excesso de luminosidade pode causar queimaduras nas folhas do bambu da sorte. Desse modo, mantenha a planta sempre na sombra e longe da luz direta do sol. No entanto, se o vaso for deixado próximo a uma janela, por exemplo, não haverá problemas.

Veja também: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
Como cultivar o bambu-da-sorte na água
O cultivo do bambu-da-sorte em água é bem mais fácil que no solo. Assim, basta colocar a planta em um recipiente como um aquário, e preencher com água até a altura do tronco. Após isso, coloque algumas pedrinhas ornamentais no fundo do vaso a fim de dar estabilidade à planta. Por fim, o Agro Notícias recomenda trocar a água a cada dois dias, para evitar a proliferação de larvas do mosquito da dengue.

Você também pode gostar: A perfeita suculenta colar-de-pérola: veja o guia completo de como cuidar dessa linda planta

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.