Do plantio a primeira colheita; saiba tudo que precisa sobre o cultivo de mangaba para colher os frutos em poucos anos

Mangaba fruit from the northeast of Brazil on an aged wooden table.

Salvador, 20 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você conhece o cultivo de mangaba? Essa fruta é bastante famosa no norte e nordeste do país, onde sua polpa doce tem múltiplas aplicabilidades em pratos doces no geral. Porém, o seu plantio é bem simples e essa espécie se adapta muito bem em qualquer tipo de solo, ou seja, uma ótima opção para se manter no quintal.

A mangabeira é capaz de sobreviver até mesmo em vasos. Ademais, seus frutos, além de deliciosos, são ricos em nutrientes importantes como ferro e vitamina C. Assim, se você busca uma frutífera de fácil manutenção e que demanda poucos cuidados, confira agora, no Agro Notícias, um guia completo sobre o cultivo de mangaba e tenha essa fruta sempre disponível em casa.

Continue lendo: Saiba como cultivar abacaxi em casa: confira esse passo e descubra se essa é uma tarefa fácil ou difícil

Cultivo de mangaba (Fonte: iStock)
Passo a passo para o cultivo de mangaba
Para começar, a primeira etapa é conseguir uma muda. As melhores opções são aquelas enxertadas, mas, é possível fazer uma através da semente do fruto. Desse modo, separe as sementes de uma mangaba madura e sadia, deixando-as descansar por cerca de 24h sobre papel toalha ou jornal.

A partir daí, você terá de dois a três dias para fazer o plantio sem comprometer a qualidade das mesmas. Em seguida, para plantar, coloque um substrato arenoso dentro de sacos plásticos furados e posicione as sementes. Faça pequenos buracos, um para cada semente, no solo e disponha o material.

Assim, é a partir desse processo que as raízes vão começar a crescer e a muda poderá ir para o local definitivo. Segundo João Mathias em matéria para a revista Globo Rural, isso geralmente acontece quando ela atinge mais de 15 centímetros.

Opte pelo cultivo nos meses de menor ocorrência de doenças, geralmente no início do verão ou após o período de chuvas. A mangabeira consegue sobreviver em todos os tipos de solo, até mesmo os pobres, apesar de ser interessante investir naqueles profundos e com boa drenagem.

Confira, também: Pé de pera no quintal: saiba tudo sobre o cultivo dessa saborosa fruta

Para o transplantio, faça covas de dimensões iguais, separando a primeira porção de terra e retirando o restante. Depois, rasgue o saco plástico com cuidado para não danificar a muda e posicione-a no buraco. Venha cobrindo a cova com a primeira porção de solo, rica em mais nutrientes, e finalize com o que sobrou.

Nesse momento é interessante acrescentar um pouco de adubo rico em fósforo, principalmente de você estiver plantando em vaso, para auxiliar no desenvolvimento da planta. Além disso, é necessário fazer um piquete com mais de 50 centímetros, amarrando junto a muda com cordão.
Cuidados
A mangabeira prefere climas quentes e regiões bastante iluminadas, que contribuem para o crescimento e produção. Além disso, também se mantém firme em períodos de seca, contudo, por pouco tempo. Essa árvore consome bastante água também, cerca de 4 litros de água a casa 5 dias.

Outrossim, para uma boa produção, é importante investir na poda de formação, cortando o galho principal e, assim, estimular o desenvolvimento dos ramos laterais. Após toda colheita, também é importante fazer a poda de limpeza, retirando os galhos secos e doentes que vão contribuir para que o cultivo de mangaba tenha uma boa produção na próxima temporada.

Você também pode gostar: Agora ficou fácil plantar acerola: um passo a passo simples e prático como você nunca viu

Janaina Brito de Pinho: Dedicada em tudo o que faço, adoro ler. Formada como técnica em química pelo Instituto Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais