Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pineapple plantation

Saiba como cultivar abacaxi em casa: confira esse passo e descubra se essa é uma tarefa fácil ou difícil

Salvador, 05 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você já pensou em cultivar abacaxi? Essa fruta tropical é muito famosa aqui no Brasil e muito se engana quem pensa que seu cultivo é difícil. Assim, essa espécie de bromélia possui um plantio muito simples, sendo ótima opção até mesmo para vasos.

Além disso, ter essa fruta sempre à disposição pode ser bem prático no dia a dia. Afinal, ela é estrela de sucos, saladas, doces e muitos outros pratos. Desse modo, confira agora, no Agro Notícias, como cultivar abacaxi e incremente sua horta ou jardim com essa planta incrível.

Leia mais: Desvende o passo a passo super eficiente de como plantar abacaxi no chão do seu quintal

Cultivar abacaxi (Fonte: iStock) Cultivar abacaxi (Fonte: iStock)
Passo a passo para cultivar abacaxi
A primeira etapa para plantar abacaxi é preparar a muda da planta. Para isso, é necessário separar a coroa da fruta do resto da polpa. Comece escolhendo um fruto que não esteja nem maduro, nem verde. Em seguida, remova o remanescente da casca e coloque a região amarela do que sobrou da polpa dentro de um recipiente com água filtrada.

Segundo a redação da revista Casa Vogue, em 02 de março de 2020, é a partir dessa área que as raízes vão começar a crescer (por volta de 10 dias depois) e poderão ir para o solo. Contudo, é importante não molhar ou submergir as folhas da coroa.

A segunda etapa é cuidar do substrato. Se você pretende plantar o abacaxi em um vaso, escolha um tamanho adequado, de porte médio, que comporte bem a muda e deixe espaço para as folhas da planta se desenvolverem. Ademais, invista em uma mistura de terra, matéria orgânica e areia para preparar o solo.

Depois de um período de quase em mês, as raízes da coroa podem ser plantadas. Acomode a muda no vaso ou no chão e cubra o redor com mais terra. Quanto às regas, é importante manter o solo sempre úmido, mas, não encharcado. Isso pode provocar o apodrecimento da raiz da planta e jogar todo o seu trabalho pelo ralo. Mas, de maneira geral, ela sobrevive a períodos de secas.

Veja, também: Conheça 3 espécies frutíferas que dão frutos rápido e aprenda a cultivá-las no quintal
Cuidados
O abacaxizeiro é uma planta tropical, logo, adora o sol e o calor. Para estimular a frutificação, inclusive, ele demanda grandes quantidades de luz solar direta. Assim, posicione o cultivo em uma região da sua casa ou quintal bem ensolarada. Entretanto, cuidado! Durante o desenvolvimento dos frutos, seu pé de abacaxi deve ser protegido do sol, visto que a grande luminosidade pode queimar os brotos.

Após cultivar abacaxi o que resta é esperar. Como qualquer outra espécie frutífera, o abacaxizeiro demora para dar os primeiros frutos maduros. Portanto, é necessário aguardar de 15 a 24 meses para a primeira colheita. Mas, depois de algumas semanas já será possível observar um pequeno broto surgindo.

Confira, a seguir: Agora ficou fácil plantar acerola: um passo a passo simples e prático como você nunca viu