Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantar acerola (Fonte: Pexels)
Plantar acerola (Fonte: Pexels)

Agora ficou fácil plantar acerola: um passo a passo simples e prático como você nunca viu

Salvador, 29 de maio de 2022, por Janaina Brito – A acerola é uma fruta nativa do Brasil e muito conhecida pelo seu alto teor de vitamina C. Assim, virou um atrativo para os consumidores que estão sempre em busca dessa frutinha deliciosa. Então, não seria incrível plantar acerola em casa e ter esse alimento tão rico sempre disponível?

Muitas dúvidas podem surgir sobre o cultivo da aceroleira, mas, saiba que você pode planta-la até mesmo em vasos. Logo. Afinal, apenas alguns cuidados básicos é possível manter essa árvore saudável. Veja aqui, no Agro Notícias, como plantar acerola nesse guia descomplicado.

Você também pode gostar: Como plantar acerola em vaso? Saiba como ter a fruta sempre fresca e saudável em casa

Plantar acerola (Fonte: Pexels) Plantar acerola (Fonte: Pexels)
Como plantar acerola
O plantio de acerola é adaptado a diferentes condições climáticas e, por isso, você pode cultiva-la em qualquer lugar do Brasil. A começar pela escolha da muda, opte por aquelas geradas por estaquia ou por enxertia, que promovem uma maior produção, segundo João Mathias em matéria para a revista Globo Rural, em 07 de agosto de 2015.

Além disso, quanto ao cultivo, o pé de acerola não deve ser plantado durante o inverno, visto que essa é a estação seca na maior parte do país. Desse modo, procure fazer o plantio no início ou durante o período de chuvas. Ademais, atente-se para o substrato. A acerola prefere solos profundos, areno-argilosos e com um bom sistema de escoamento da água.

Se você pretende plantar a sua aceroleira em vaso, invista em recipientes com no mínimo 50 centímetros de altura. Nesses casos, as podas são essenciais para o bom desenvolvimento da planta. Também é importante mantê-la sempre perto de janelas ou varandas, para aproveitar bem o sol. Outrossim, investir na troca do recipiente e em um bom mecanismo de drenagem são ótimas opções.

Confira, a seguir: Por que o pé de jabuticaba não dá frutos? Veja os erros mais comuns e como obter sucesso
Cuidados
A aceroleira é uma planta de clima tropical, o que significa que ela prefere grandes quantidades de sol, até mesmo para o desenvolvimento dos frutos, que precisam dos raios solares para produção de vitamina C. Porém, ela também é adaptada a climas subtropicais, contanto que as chuvas sejam bem distribuídas durante o ano.

Falando em irrigação, essa espécie demanda um solo sempre úmido, mas, não encharcado, para não causar danos às raízes. Ademais, no que diz respeito a parte de adubação, o pé de acerola gosta de adubos orgânicos (cascas e restos de vegetais não decompostos), o que torna a árvore mais produtiva e seus frutos maiores.

Além disso, como qualquer outra planta, deve-se cuidar para evitar pragas que podem atacar a frutífera e também doenças que prejudiquem a planta. As podas de limpeza também são fundamentais para sempre permitir a ventilação e insolação do interior das copas, garantindo um bom crescimento da espécie.
Quanto tempo leva para um pé de acerola dar frutos?
Depois de plantar acerola, essa espécie começa a dar os primeiros frutos após cerca de 8 meses. Se a planta não for cuidada da maneira correta, esse período pode se estender até dois anos. De qualquer forma, é necessário tempo para começar a ver as frutinhas. Outrossim, a colheita geralmente ocorre nos meses da primavera e verão.

Leia mais: Conheça 3 espécies frutíferas que dão frutos rápido e aprenda a cultivá-las no quintal