Já ouviu falar na fruta biribá? Saiba tudo sobre essa espécie do Amazonas

fruta biribá-Foto: Canva Pro

Montes Claros, 30 de maio de 2022, por Diego Rodrigues- A fruta biribá é nativa da Floresta Amazônica, e também conhecida como biribá-comum, ou araticum. Esteticamente, esse fruto se parece com o conde, mas, possui sabor característico e nutrientes exclusivos. Desse modo, hoje você vai ficar sabendo se a fruta traz algum benefício para a saúde, e qual é a melhor forma de consumi-la.

Por ser rica em vitaminas e minerais, a fruta biribá pode ser consumida com frequência. O ideal é fazer a ingestão de forma in natura, mas, também pode ser usada em sucos, geleias e doces. Aliás, o fruto é uma excelente opção para quem procura ter uma alimentação mais saudável, ou para quem está iniciando uma dieta restritiva. Entenda o porquê.
Os benefícios da fruta biribá
De acordo com um artigo publicado por por Vivian Souza em 02 de janeiro de 2022, no site Agro G1, o biribá é fonte de antioxidantes e fibras. Em suma, estes dois nutrientes contribuem para o processo de perda de peso, pois as fibras promovem a saciedade e melhoram o trânsito intestinal. Já os antioxidantes, atuam eliminando toxinas e diminuindo inchaços e retenção de líquidos.

fruta biribá-Foto: Canva Pro
Previne a anemia?
Sim, e isso se deve à presença do mineral ferro em sua composição. Aliás, a fruta também contém um nutriente responsável por fazer o organismo absorver maiores quantidades de ferro dos alimentos, a saber, a vitamina C. Portanto, ao mesmo tempo em que nutre, previne o surgimento da doença.
Biribá é bom para a memória
O biribá é fonte de vitaminas B1 e B2, ou seja, duas substâncias importantes para manter as funções cognitivas em dia. A grosso modo, esses nutrientes atuam no sistema nervoso central, preservando a estrutura do cérebro e promovendo o bom funcionamento das células nervosas e do órgão.

Saiba mais: Nêspera é boa para quem quer emagrecer? Veja como essa fruta ajuda e conheça outros benefícios
Ajuda a prevenir a osteoporose
Doenças como a osteoporose causam a diminuição da densidade dos ossos, tornando-os mais frágeis. Entretanto, como o biribá é rico em cálcio e magnésio, o seu consumo ajuda o organismo a repor a deficiência do mineral, e ainda fortalece toda a estrutura óssea, incluindo dentes.

Veja também: Os benefícios do suco de couve com limão: veja o que acontece com seu corpo se consumir esta bebida diariamente
Coração e músculos saudáveis
A falta de potássio no organismo prejudica a contração dos músculos e propicia o surgimento de doenças cardiovasculares. Porém, o consumo frequente da a fruta biribá pode evitar todos estes problemas, já que potássio é o que não falta em sua composição. Por fim, o Agro Notícias lembra que esse mineral também auxilia nos treinos e atividades físicas, reduzindo a fadiga e aumentando a disposição.

Você também pode gostar: Vamos conhecer a fruta jatobá? Você irá se surpreender com tantos benefícios

Diego Rodrigues Pereira: Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais