Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
fruta biribá-Foto: Canva Pro
fruta biribá-Foto: Canva Pro

Já ouviu falar na fruta biribá? Saiba tudo sobre essa espécie do Amazonas

Montes Claros, 30 de maio de 2022, por Diego Rodrigues- A fruta biribá é nativa da Floresta Amazônica, e também conhecida como biribá-comum, ou araticum. Esteticamente, esse fruto se parece com o conde, mas, possui sabor característico e nutrientes exclusivos. Desse modo, hoje você vai ficar sabendo se a fruta traz algum benefício para a saúde, e qual é a melhor forma de consumi-la.

Por ser rica em vitaminas e minerais, a fruta biribá pode ser consumida com frequência. O ideal é fazer a ingestão de forma in natura, mas, também pode ser usada em sucos, geleias e doces. Aliás, o fruto é uma excelente opção para quem procura ter uma alimentação mais saudável, ou para quem está iniciando uma dieta restritiva. Entenda o porquê.
Os benefícios da fruta biribá
De acordo com um artigo publicado por por Vivian Souza em 02 de janeiro de 2022, no site Agro G1, o biribá é fonte de antioxidantes e fibras. Em suma, estes dois nutrientes contribuem para o processo de perda de peso, pois as fibras promovem a saciedade e melhoram o trânsito intestinal. Já os antioxidantes, atuam eliminando toxinas e diminuindo inchaços e retenção de líquidos.

fruta biribá-Foto: Canva Pro fruta biribá-Foto: Canva Pro
Previne a anemia?
Sim, e isso se deve à presença do mineral ferro em sua composição. Aliás, a fruta também contém um nutriente responsável por fazer o organismo absorver maiores quantidades de ferro dos alimentos, a saber, a vitamina C. Portanto, ao mesmo tempo em que nutre, previne o surgimento da doença.
Biribá é bom para a memória
O biribá é fonte de vitaminas B1 e B2, ou seja, duas substâncias importantes para manter as funções cognitivas em dia. A grosso modo, esses nutrientes atuam no sistema nervoso central, preservando a estrutura do cérebro e promovendo o bom funcionamento das células nervosas e do órgão.

Saiba mais: Nêspera é boa para quem quer emagrecer? Veja como essa fruta ajuda e conheça outros benefícios
Ajuda a prevenir a osteoporose
Doenças como a osteoporose causam a diminuição da densidade dos ossos, tornando-os mais frágeis. Entretanto, como o biribá é rico em cálcio e magnésio, o seu consumo ajuda o organismo a repor a deficiência do mineral, e ainda fortalece toda a estrutura óssea, incluindo dentes.

Veja também: Os benefícios do suco de couve com limão: veja o que acontece com seu corpo se consumir esta bebida diariamente
Coração e músculos saudáveis
A falta de potássio no organismo prejudica a contração dos músculos e propicia o surgimento de doenças cardiovasculares. Porém, o consumo frequente da a fruta biribá pode evitar todos estes problemas, já que potássio é o que não falta em sua composição. Por fim, o Agro Notícias lembra que esse mineral também auxilia nos treinos e atividades físicas, reduzindo a fadiga e aumentando a disposição.

Você também pode gostar: Vamos conhecer a fruta jatobá? Você irá se surpreender com tantos benefícios

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.