Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Vamos conhecer a fruta jatobá? Você irá se surpreender com tantos benefícios - Reprodução Canva
Vamos conhecer a fruta jatobá? Você irá se surpreender com tantos benefícios - Reprodução Canva

Vamos conhecer a fruta jatobá? Você irá se surpreender com tantos benefícios

Belo Campo, 30 de maio de 2022, por Lídia Meireles – Talvez você ainda não saiba, mas a árvore que produz a fruta jatobá pode ser usada para vários fins. Por esse motivo, ela está entre as espécies que correm o risco de entrar em extinção.

Porém, hoje falaremos especialmente dos benefícios que a fruta jatobá pode trazer para a nossa saúde. Isso porque, ela é muito rica em vitaminas e minerais que ajudam a combater várias doenças. Além da polpa, você pode fazer uso da casca e da folha da árvore.

Ademais, leia: Posso tomar chá de graviola todos os dias? Benefícios e malefícios dessa bebida natural, confira
Para que serve a fruta jatobá
Conforme informações do site eCycle, o ferro muito presente na fruta ajuda a combater a anemia. Junto a isso, a vitamina C é eficaz para melhorar sintomas da gripe devido à sua ação expectorante e analgésica. Além disso, você pode usar como energético natural.

Entre outras propriedades, a fruta jatobá também conta com o magnésio, fósforo, cálcio e potássio. Todas essas propriedades formam um arsenal de nutrientes que lutam bravamente para te livrar de doenças como diabetes, bronquite e artrite, por exemplo.

Além do uso medicinal, segundo o Wikipédia, é possível fazer farinha da polpa do jatobá que, por sinal, é muito nutritiva. Aliás, com essa farinha você pode fazer diversas receitas, inclusive doces e bebidas super saudáveis.

Leia também: Conheça os benefícios da farinha de amendoim e veja tudo que precisa para fazer em casa

Vamos conhecer a fruta jatobá? Você irá se surpreender com tantos benefícios - Reprodução Canva Vamos conhecer a fruta jatobá? Você irá se surpreender com tantos benefícios – Reprodução Canva
A casca de jatobá emagrece
Além da polpa ser rica em carboidratos, o que ajuda a manter uma saciedade, a casca possui atividade diurética. Sendo assim, se você consumir a fruta e o chá da casca, isso vai diminuir a retenção de líquido, portanto, será possível perder alguns quilinhos.

Com certeza, manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercício físico vai te ajudar a conquistar esse resultado. Afinal, por mais que a fruta possa contribuir, ela sozinha não resolve o problema, ou seja, ela é complementar.

Não obstante, a fruta jatobá é rica em antioxidantes que previnem o envelhecimento. Sua ação também é importante para eliminar os radicais livres e manter suas células saudáveis. Nesse sentido, ela é tudo de bom, não é mesmo? Em todo caso, se você deseja saber mais sobre frutas benéficas à saúde, é só acompanhar nossas matérias aqui no Agro Notícias.

Você também pode gostar de ler: Prepare uma deliciosa pimenta jalapeño em conserva e aproveite todos os benefícios dessa especiaria

Eu sou Norte Mineira, tenho 35 anos. Com formação na área da beleza e uma apaixonada pelos livros. Atualmente sou redatora e escrevo para o site ÉmaisMT. Para críticas ou sugestões, entre em contato. [email protected]