Novato na cozinha? Confira esses temperos que combinam e quais você deveria cultivar em casa

Temperos (reprodução Canva Pro)

Salvador, 11 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – Os temperos nada mais são do que ingredientes adicionados no preparo dos alimentos para potencializar ou realçar o sabor e aroma da comida. Para serem bem aproveitados, esses condimentos devem ser utilizados com estratégia para a combinação correta para cada tipo de prato. Assim, eles podem ser desidratados ou frescos e encontrados em feiras ou supermercados.

Todavia, aqui, em nossa matéria, você irá aprender a cultivar os seus próprios temperos diretamente na sua horta. Portanto, continue conosco e veja 7 espécies de hortaliças para você iniciar o cultivo agora em seu canteiro, tendo-os e casa como ótimas opções de condimentos frescos para serem protagonistas dos seus preparos.

Acesse já: Como manter o tempero fresco por mais tempo após a colheita: veja essas dicas para preservá-lo de forma natural
1 – Alecrim
É uma erva aromática e bastante saborosa utilizada em preparos de carnes e aves, trazendo ao prato um perfume e sabor único. De acordo com site Terra, em 07 de agosto de 2020, o Rosmanirus officinalis, também chamado alecrim, é uma erva ideal para quem não tem tempo de manter uma rotina de cuidados com a horta.

Desse modo, precisa-se apenas de um vaso grade, iluminação direta aos raios solares e rega feita apenas duas vezes na semana. Contudo, se o solo se apresentar muito seco, pode-se espaçar mais as regas. Os primeiros ramos do alecrim podem ter sua colheita feita após 90 dias.
2 – Salsa
A salsa, de nome científico Petroselinum crispum, é uma hortaliça que combina com pratos como sopas, saladas e carnes também, dando um sabor a mais ao preparo. Essa espécie pede um clima mais ameno, de até 22 °C, mas, caso more em regiões mais quentes, aposte o plantio nos meses mais frios

Para que a espécie se desenvolva bem, mantenha-a em luz solar direta, intercalando com sombra parcial, evitando os horários mais quentes. Além disso, o tempero necessita de rega frequente, evitando encharcamentos. Colhem-se os primeiros talos entre 70 a 90 dias após o cultivo.
3 – Orégano
O Origanum vulgare, o famoso orégano, é amplamente usado em pratos típicos italianos como a pizza e, também, em preparos de molhos e assados. A temperatura ideal para o cultivo dessa erva aromática varia entre 21 e 25 °C, mas, por ser um cultivo resistente, se adapta em variações maiores de temperatura.

Quanto à iluminação, o orégano precisa de, pelo menos, 4 horas de iluminação diária e um solo úmido, evitando que fique seco. A colheita pode ser feita entre 60 a 90 dias após o plantio na horta.

Temperos (reprodução Canva Pro)
4 – Manjericão
Outra hortaliça que evidencia o sabor dos alimentos é o Ocimum basilicum, conhecido por manjericão. Serve bem para pratos com tomates, temperos de carnes, sopas ou molhos também. Assim, seu cultivo se adapta melhor em climas com temperatura superior a 18 °C, não suportando o frio.

Caso você more em regiões mais frias, aposte o plantio do manjericão durante o verão. Essa erva necessita entre 4 a 6 horas de incidência solar e rega frequente. O manjericão pode ter sua colheita feita entre 60 a 90 dias após ser cultivado.

Confira também: Descubra a influência da lua na horta: saiba o que a ciência já afirma sobre essa questão
5 – Coentro
Amado por uns e odiado por outros, o coentro (Coriandrum sativum) é um tempero verde com um sabor presente e característico, usado em preparos como saladas e de pescados como moquecas e peixe asado. Sua semeadura deve ser feita durante o verão, pois suportam climas mais quentes para se desenvolver.

O coentro precisa de luz direta do sol todos os dias. Além disso, a irrigação deve ser feita periodicamente, evitando que o solo fique encharcado. Após a semeadura, os primeiros talos podem ser colhidos com 30 a 70 dias desde a germinação.
6 – Cebolinha
A cebolinha (Allium fistulosum) é um tempero verde da família da cebola e do alho, com um sabor refrescante que vai bem em pratos crus como saladas ou refogados, suflês e patês. É uma hortaliça com boa adaptabilidade em diversos climas, além de precisar de pouco espaço para crescer.

Quanto à iluminação, dispensa a luz direto do sol, porém, é preciso que esteja em ambientes iluminados, no mínimo. Além disso, deve ser regada diariamente, mas com atenção ao volume de água, pois o excesso pode apodrecer as raízes. Portanto, retire as hastes externas (o talo) a partir de 75 dias, colhidas pela base.
7 – Pimenta
Por último, mas não menos importante, a pimenta é um grande gênero chamado Capsicum, incluindo diversos tipos, como a caiena (Capsicum annum) ou a biquinho (Capsicum chinense). É um condimento, em sua maioria, com sabor picante, utilizado em molhos, conservas e carnes no geral.

Assim, a pimenta a deve ser plantada em um vaso isolado, pois necessitam de bastante espaço para se desenvolver. Suportam climas frios e quentes, contanto que não ultrapasse os 34 °C. Cada espécie vai ter uma especificidade em relação aos cuidados como solo, luz e irrigação. A colheita dessa espécie varia entre 80 a 150 dias após o cultivo.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você agora saiba os temperos ideais para cultivar na sua horta. Ademais, que você tenha aprendido também a combinação ideal de cada condimento, utilizando com estratégia cada erva ou hortaliça na preparação de pratos saborosos.

Veja e se surpreenda: Desidratar temperos vai ficar ainda mais fácil depois desse passo a passo; confira

Raíly Oliveira Fortunato: Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais