Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantar na horta em junho (reprodução Canva Pro)
Plantar na horta em junho (reprodução Canva Pro)

Plantar na horta em junho: saiba quais são os melhores cultivos para o mês nas regiões frias e quentes do país

Salvador, 03 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. Ao entrar no mês de junho, com ele vem o frio, com mais intensidade ou mais ameno dependendo de cada região. Mas, a chegada das baixas temperaturas não vão impedir que algumas espécies cresçam e se desenvolvam bem em sua horta. Portanto, você sabe o que plantar na horta em junho?

Nós temos a resposta para essa pergunta, assim, o segredo é escolher espécies com características e demandas adequadas para esse mês. Logo, selecionamos quatro espécies adequadas para plantar na horta em junho sem muito impacto, confira abaixo.

Não deixe de ver: Como acabar com as lagartas nas folhas: proteja sua horta dessa praga de forma orgânica
1. Lentilha
De acordo com o site Embrapa em 13 de agosto de 2013, a lentilha é uma hortaliça leguminosa ideal para se adaptar em climas mais frios. De nome científico Lens culinaris, as lentilhas, apesar de se desenvolverem bem em temperaturas mais amenas, conseguem suportar até 6,3º graus, perfeitas para o mês junino.

Seu plantio requer um solo com alta fertilidade, boa drenagem e pH entre 6,0 e 6,5. Exige também solo úmido, com terra bastante irrigada, principalmente no mês de junho que é de mais estiagem a depender da região. Ademais, a lentilha é exigente em luminosidade, portanto, mantenha sempre na presença dos raios solares. Para a adubação, você pode apostar em fertilização de dos minerais NPK, ou húmus de minhoca, opção mais caseira.
2. Couve
A Brassica oleracea, conhecida popularmente por couve é uma espécie bastante utilizada no preparo de caldos, legumes e saladas. É uma hortaliça ideal para ter seu plantio realizado no mês de junho, pois a recomendação é que seja cultivada entre o outono e o inverno. Isso ocorre, pois é uma planta herbácea de clima frio, se desenvolvendo melhor em um clima temperado.

Portanto, o solo ideal para as couves são os férteis com acidez entre 6,0 e 7,5 e bem drenados, de modo a evitar o apodrecimento das raízes. Ademais, é importante que haja incidência direta do sol, mas, com sombreamento parcial. Além disso, é preciso que o solo esteja sempre úmido também, regando todos os dias, de acordo com a exigência diária da espécie e checando se não está seco. O solo do canteiro deve ter boa preparação. Para isso, você pode utilizar terra vegetal e adubação orgânica, como farinha de ossos.

Acesse agora: Horta de tempero: Veja como ter a sua, mesmo com pouco espaço
3. Repolho
Da família da couve, o repolho, de nome científico Brassica oleracea var. capitata, é um alimento bastante utilizado em saladas, sendo formado por um conjunto de folhas encaixadas, com uma característica única. Essa hortaliça se desenvolve bem em temperaturas mais baixas, como 12º C, adequadas para o mês de junho.

Para que o repolho se desenvolva bem, é necessário um solo rico em nutrientes e bem drenado, com pH entre 6,0 a 6,8. Além disso, a irrigação é geralmente feita por gotejamento, mas, se não houver estrutura, pode optar pelo método tradicional, mantendo o solo bem úmido, mas não encharcado. Em relação à luminosidade, o repolho precisa de sol constante, todavia não diretamente, para não danificar suas folhagens. Ainda, como exige um solo fértil, aposte em esterco curtido de animais para manter seu nível suficiente de nutrientes disponíveis no substrato.


4. Beterraba
Por último, mas não menos importante, é a beterraba. A Beta Vugaris L. originária de regiões com clima temperado da Europa, é uma ótima aliada para ter seu cultivo feito no mês junino. Dessa maneira, a faixa de temperatura ideal vai dos 10 até os 20 °C, e nos meses quentes são mais susceptíveis o aparecimento de pragas e doenças.

Essa hortaliça tem preferência por solos com pH entre 6,0 e 7,5, com terra de boa drenagem e bastante fértil, igualmente às outras opções. Além do mais, evite que o solo permaneça com aspecto seco, mantendo a irrigação regular, evitando os excessos. Por fim, mantenha a espécie em sol peno, com incidência direta dos raios solares.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha descoberto as melhores espécies que se adaptam em climas um pouco mais frios. Assim compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece e indique-os que plantar na horta em junho.

Veja já: Horta de tempero: Veja como ter a sua, mesmo com pouco espaço

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.