Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Manter o tempero fresco (Fonte: iStock)
Manter o tempero fresco (Fonte: iStock)

Como manter o tempero fresco por mais tempo após a colheita: veja essas dicas para preservá-lo de forma natural

Salvador, 8 de junho de 2022, por Janaina Brito – Suas ervas e temperos costumam murchar antes de você conseguir usar tudo? Esse é um problema bem comum no cotidiano da cozinha, o que levanta a dúvida: como manter o tempero fresco por mais tempo?

Essa tarefa pode parecer difícil, afinal, é quase um destino definitivo que as ervas vão estragar em poucos dias. Porém, com algumas dicas é possível prolongar a vida desses ingredientes e continuar usando-os nas suas refeições. Assim, veja agora, no Agro Notícias, como manter o tempero fresco na geladeira e dê adeus ao desperdício.

Confira, também: 3 temperos para cultivar com facilidade e colher em menos de 90 dias; saiba como

Manter o tempero fresco (Fonte: iStock) Manter o tempero fresco (Fonte: iStock)
Como manter o tempero fresco
Em primeiro lugar, segundo a redação do blog da Brastemp, em 16 de março de 2021, é importante lavar todas as ervas e não retirá-las do talo. Deixar as folhas soltas pode fazer com que elas murchem mais rápido. Em seguida, seque-as muito bem e escolha potes grandes e, de preferência, altos, para armazenar os temperos.

Esse passo é importante para que as folhas não fiquem amassadas e para que seja possível guardar as ervas em pé, impedindo que a umidade se acumule. Contudo, o segredo para que elas continuem frescas por mais tempo está justamente em colocar um papel toalha molhado no fundo do recipiente.

Dessa forma, o nível de umidade necessário para que elas continuem intactas fica na região correta, ou seja, na base da erva. Você também pode armazenar os temperos em sacos plásticos. O passo a passo é o mesmo, apenas deixe bastante ar dentro dos sacos para não amassa-los.

Com as ervas guardadas, posicione-as no local mais baixo da geladeira. Essa etapa é essencial para que os temperos não congelem ou queimem com a baixa temperatura. Ademais, você pode trocar o papel toalha úmido com o passar dos dias, enquanto consome os temperos.

Continue lendo: Desidratar temperos vai ficar ainda mais fácil depois desse passo a passo; confira
Temperos frescos no congelador
É possível também congelar as suas ervas para que você as tenha sempre frescas quando precisar. Para isso, você precisa preparar cada tipo de tempero da maneira correta. Ervas como hortelã, manjericão e alecrim podem ser retirados do talo; já salsinha, coentro e cebolinha devem ser picadas (corte os talos de preferência separados).

Depois, escolha recipientes de tamanhos ideais para as ervas, de forma que eles novamente não amassem ou embolem e, assim, formem blocos de gelo. Guarde tudo e é só mandar para o congelador. Manter o tempero fresco pode ser uma ótima alternativa para não estar sempre nas feiras, então, aplique essas dicas pra não desperdiçar e, além de tudo, economizar no fim do mês.

Você também pode gostar: Horta de tempero: Veja como ter a sua, mesmo com pouco espaço