Pé de pera no quintal: saiba tudo sobre o cultivo dessa saborosa fruta

Pears during harvest season at the end of summer in Portugal.

Salvador, 8 de junho de 2022, por Janaina Brito – Que tal incrementar seu jardim ou quintal com um lindo pé de pera? O cultivo dessa planta, mesmo nativa de climas mais frios, vem crescendo pelo Brasil e se espalhando pelas regiões mais quentes do país. Assim, ficou mais fácil ter essa árvore pertinho de você.

Com um plantio simples e de poucos cuidados, a pereira é uma ótima opção de frutífera para ter casa, se adaptando a diferentes ambientes. Desse modo, confira aqui, no Agro Notícias, como plantar um pé de pera e aproveite os benefícios de ter essa fruta sempre disponível.

Leia também: Agora ficou fácil plantar acerola: um passo a passo simples e prático como você nunca viu

Pé de pera (Fonte: iStock)
Como plantar pera no quintal
A pera é o tipo de fruta que, além de deliciosa, possui propriedades interessantes para o organismo. Ela é fonte de nutrientes com ação anti-inflamatória e é ótima para a digestão. Logo, ter uma pereira é uma opção perfeita se você busca fazer bom proveito de seus frutos.

Essa variedade em questão é a pera asiática, uma árvore de boa adaptação e fácil manejo. Para começar, invista em uma muda de qualidade, do tipo enxertada. O solo deve ser preparado cerca de quatro meses antes. Lembre-se que esse tipo de árvore não possui grandes exigências quanto a ele, mas, prefere aqueles profundos e com bom escoamento da água.

O cultivo deve ser feito entre os meses de junho e agosto ou de novembro a janeiro. Assim, segundo a redação da revista Globo Rural, faça covas com 60 centímetros em todas as dimensões e já acrescente o substrato. Uma mistura de esterco (de qualquer tipo) junto com algum adubo rico em fósforo e calcário deve ser suficiente para manter a planta saudável. Ademais, essa espécie também vai muito bem em vasos, facilitando o manejo.

Confira, a seguir: Saiba como cultivar abacaxi em casa: confira esse passo e descubra se essa é uma tarefa fácil ou difícil
Cuidados
Essa espécie se desenvolve bem em temperaturas amenas, mas resiste bem em climas temperado, subtropical e tropical. Outrossim, como qualquer outra frutífera, ela demanda boa luminosidade, então, invista nas podas de limpeza e formação.

Quanto às regas, o pé de pera demanda bastante água, logo, molhe diariamente, principalmente na falta de chuvas. Além disso, atente-se para os cuidados gerais: adubações e controle de pragas e doenças.

Ademais, para uma boa produção, invista na retirada da maioria dos frutos que surgem nos cachos florais. A partir de cada cacho, pequenos frutos aparecem, mas, se você busca peras grandes e com muita polpa, elimine a competição para que elas possam se desenvolver melhor. Dessa forma, o ideal é que cada cacho de flor tenha apenas três frutos, que vão crescer mais facilmente.
Quanto tempo para o pé de pera produzir?
Após o plantio, a colheita de frutos maduros só será possível cerca de três anos depois. É bastante tempo, porém, a produção do seu pé de pera pode durar por 30 anos. Se você tiver a oportunidade de ter mais variedades de pera no quintal, a produção também crescerá, graças a polinização cruzada. Portanto, investindo nos cuidados você terá frutas frescas por bastante tempo.

Você também pode se interessar: Jabuticaba amarela: o que pode ser e como tratar? Saiba mais

Janaina Brito de Pinho: Dedicada em tudo o que faço, adoro ler. Formada como técnica em química pelo Instituto Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais