Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Jabuticaba amarela (Fonte: Pexels)
Jabuticaba amarela (Fonte: Pexels)

Jabuticaba amarela: o que pode ser e como tratar? Saiba mais

Salvador, 27 de maio de 2022, por Janaina Brito – A jabuticabeira (Plinia cauliflora) é uma árvore nativa do Brasil e muito conhecida pelos seus frutos, as jabuticabas. Essa espécie demanda tempo e bons cuidados para uma produção rica e saudável. Porém, um problema é muito comum nesse processo: as jabuticabas amarelas.

Essa condição costuma ser um grande empecilho durante o período de frutificação. Isso porque, jabuticabas com manchas amareladas não são ideais. Assim, entenda agora, no Agro Notícias porque você pode estar lidando com jabuticabas amarelas e como evitar e resolver essa questão de maneira simples.

Veja, também: Como fazer muda de jabuticaba pelo caroço; o passo a passo é tão simples que até uma criança consegue fazer

Jabuticaba amarela (Fonte: Pexels) Jabuticaba amarela (Fonte: Pexels)
Por quê as jabuticabas amarelas aparecem?
Esse fenômeno é provocado por uma infecção fúngica da planta. A doença é conhecida como ferrugem e o patógeno, no caso, é o Puccinia psidii. Dessa forma, ele ataca tecidos novos do vegetal como folhas, botões florais, ramos, além dos frutos.

Além disso, segundo João Mathias em matéria para a revista Globo Rural, em 12 de novembro de 2018, o fungo se desenvolve melhor em certas condições. Entre elas estão períodos de alta umidade e temperaturas baixas ou amenas. Ademais, a infecção da planta também pode ocorrer na fase de molhamento da árvore.

Continue lendo: Como fazer para plantar pé de jabuticaba de forma simples e eficaz: confira as dicas exclusivas
Como tratar jabuticaba amarela
Logo, para resolver a problemática dos frutos manchados, o melhor a se fazer é evitar a sua proliferação e consequente contaminação do pé de jabuticaba. Portanto, invista em podas de limpeza, ou seja, retire os ramos em excesso, aqueles que estão secos, doentes, quebrados, os que se atritam ou mal posicionados na copa.

Desse modo, torna-se favorável o arejamento do interior das copas, permitindo que aquela região receba mais raios solares e, assim, o ambiente torna-se indesejável para o desenvolvimento do fungo. Outrossim, eliminar os frutos que já foram afetados pelo patógeno também é importante.

Essa é a melhor forma de combater as jabuticabas amarelas, ou seja, prevenir que o fungo apareça. Isso porque, mesmo que exista defensivos para o controle dessa praga, não há produtos registrados específicos para essa espécie. Porém, se você busca uma alternativa para acabar com o fungo, a calda bordalesa é uma boa opção.

Esse “remédio” possui ação fungicida e consiste em uma mistura de sulfato de cobre e cal virgem que pode ser posta na jabuticabeira. Mas, não se engane. Deve-se produzir e aplicar esse defensivo com muito cuidado, fazendo uso de equipamentos de proteção e se atentando para o nível de acidez do composto.

Logo, invista em um acompanhamento com o profissional ou em lojas especializadas caso escolha por essa alternativa para dar um fim as suas jabuticabas amarelas.

Saiba mais: Por que o pé de jabuticaba não dá frutos? Veja os erros mais comuns e como obter sucesso