Utilize sua horta de temperos e aprenda a fazer o molho pesto mais saboroso e barato que o comprado pronto

Molho pesto( Reprodução Canva)

Curitiba, 19 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- O molho pesto geralmente é conhecido por sua versatilidade, sendo que a combinação de seus ingredientes proporcionam a adaptação em diversos pratos. Já pensou em fazer um molho com ingredientes que tem em casa?

Traremos agora uma receita caseira super fácil e prática de molho pesto, para que possa se deliciar na composição de vários pratos. Como também, os nutrientes que esta receita possui e o que pode proporcionar para sua saúde.

Confira também: Melhores frutas para o café da manhã: confira 5 opções e saiba porque elas são ótimas para começar o dia

Molho pesto( Reprodução Canva)
Benefícios do molho pesto para saúde
Sendo composto por diversos ingredientes como: manjericão, alho, sal, azeite, pimenta, queijo e pinole, o molho pesto possui nutrientes. A receita é rica em vitaminas A e C, que proporcionam um auxílio, na prática de exercícios, visto que seus antioxidantes combatem os radicais livres, resultando na melhora da respiração e da qualidade do treino.

A vitamina C contida no manjericão auxilia tanto na prevenção de resfriados e gripes, quanto em cuidados oculares e cardíacos. Isso porque possui propriedade antioxidante e nutrientes como o magnésio.

Ademais, veja: Confira 3 famosas flores comestíveis e saiba como utilizá-las em seus pratos
Passo a passo do molho pesto
O seu preparo, além de ser super prático, é rápido. Levará cerca de 15 minutos para finalizar a receita completa para ter um molho que vai bem com diversos pratos. Além disso, o modo pode durar cerca de 15 dias na geladeira, armazenando adequadamente. O seu preparo é super simples.

Ingredientes:

1 xícara e meia de chá de azeite;
Meia xícara de chá de nozes ou pinole;
2 dentes de alho;
100 gramas ou 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
2 xícaras de chá de manjericão fresco;
Sal a gosto.

Primeiramente, você precisa lavar e secar as folhas de manjericão e descascar os dentes de alho. Em seguida, adicionar azeite, nozes, queijo parmesão e alho. Quando estiver tudo triturado, adicione as folhas de manjericão e bata novamente. Feito isso, adicione sal a gosto para temperar. Quanto ao armazenamento, coloque em um recipiente de vidro que tenha tampa. Adicione o molho e feche corretamente, pode durar cerca de 15 dias na geladeira ou até 1 mês no congelador.
Onde utilizar a receita
Por ser uma receita versátil, pode utilizar o molho pesto em pratos principais. Conforme aponta Verônica Laino, colunista da Uol, usar o molho em salada também é uma ótima ideia, assim como lanches. Portanto, traremos algumas opções de onde utilizar essa receita.

No café da manhã, fazer ovos mexidos com o molho, ao invés de temperar como de costume. Adicione o pesto na panela para dissolver um pouco e em seguida coloque os ovos e mexa bem. No lanche, adicione o molho em sua torrada, ao invés de utilizar geleias ou manteiga e se delicie com o sabor. No almoço, pode utilizar na composição de massas, como lasanha e nhoque ou carnes.

Portanto, essas foram algumas dicas do site Agro Notícias de como preparar o molho pesto e algumas opções de como utilizar a receita. Aproveite e se delicie com essa receita de diversas maneiras em seu dia a dia.

Continue vendo: Abacaxi desidratado é uma ótima opção de petisco fora do horário: aprenda a fazer e saiba mais sobre ele

Caroline Fortunato: Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais