Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Flores comestíveis( Reprodução Canva)
Flores comestíveis( Reprodução Canva)

Confira 3 famosas flores comestíveis e saiba como utilizá-las em seus pratos

Curitiba, 4 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- Apesar de parecer uma informação estranha, existem espécies de flores que são próprias para a ingestão. Por muito tempo elas foram utilizadas apenas para deixar o prato bonito e bem apresentado. Entretanto, com o passar do tempo as pessoas começaram a conhecer e identificar as flores comestíveis, se surpreendendo com o sabor.

Sendo assim, mesmo estando presente na culinária desde a Idade Média, tem pessoas que ainda não sabem identificar quais que as flores comestíveis. Portanto, traremos aqui 3 tipos que se pode consumir na alimentação, seja em saladas, preparo de receitas ou até mesmo sucos. Vamos lá!

Confira também: Quais cogumelos são comestíveis? Veja as opções para consumir sem medo

Flores comestíveis( Reprodução Canva) Flores comestíveis( Reprodução Canva)
Quais flores são comestíveis?
Em contribuição com o site Casa e Jardim, em 11 de julho de 2018, Mayara Zago com Stéphane Durante falaram um poucos sobre as espécies mais conhecidas de flores comestíveis e como elas podem ser utilizadas de diversas formas na gastronomia. Nesse sentido, pode utilizá-las tanto em saladas quanto sucos, doces e até prato principal. Porém, o cuidado em escolher as flores não pode faltar. Para que se consuma alguma espécie que seja orgânica, é necessário que se preste sempre atenção na questão de alergias. Especialmente por se tratar de algo novo.
1 – Lavanda
Bastante conhecida para fins medicinais, como o seu chá, por exemplo, seu destaque reflete em sua cor roxa marcante, assim como o seu sabor, juntamente com um gosto cítrico leve. Sendo assim, combina com sobremesas ácidas e saladas com frutas ou até com cheesecake.
2 – Dente-de-leão
Já que possui uma tradição de ser soprada e fazer um pedido, muitos não sabem que essa flor também pode ser consumida e utilizada na cozinha. Afinal, ela possui um sabor doce podendo, geralmente, se utilizar para para geleias, em saladas ou sobremesas. Além disso, por possuir propriedades antioxidantes e antirreumáticas, faz muito bem para saúde.
3 – Capuchinha
Contém um sabor apimentado leve. Assim, indica-se o seu aproveitamento na preparação de saladas ou até molhos. Além disso, também é uma ótima opção em algum suco que seja refrescante. Bem como, faz bem para saúde, já que possui potássio, zinco e vitamina C.

Ademais, veja: Quais as frutas que contêm vitamina A? Alimentos ricos que contribuem para uma boa saúde, confira
Como identificar flores comestíveis?
Já que não tem um jeito específico para identificar quais flores são comestíveis, o importante é ficar atento para quais são populares em sua região. Sendo que, a maioria das flores são indicadas para o consumo, ficar atento quando for comprar vem sendo a melhor alternativa.

A fim de facilitar esse processo de identificação, já adiantamos as informações de espécies que são tóxicas. A hortência, azaleia, coroa-de-cristo, flores de amarílis e copo-de-leite, por exemplo, possuem teor tóxico, o que impossibilita o seu consumo.

Nesse sentido, confira a maneira correta de consumir as flores. Primeiramente, deve colher apenas depois que a flor em questão já estiver completamente desenvolvida. Depois de colher, se não quiser utilizar no mesmo momento, pode se conservar a flor por até 10 dias em baixa temperatura, entre 1º C a 5° C. Sendo que, dependendo da espécie o armazenamento pode durar cerca de 15 dias.

Assim, essa foi mais uma dica do site Agro Notícias para adicionar o consumo de flores comestíveis ao seu dia a dia. Dessa forma você pode fazer escolhas seguras identificando espécies que se pode ingerir e outras que são tóxicas.

Continue vendo: Para que serve o chá de anis-estrelado? Tudo que você precisa saber sobre essa bebida natural, confira

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.