Veja quando e como usar fertilizante em suas plantas; um guia completo para essa ação por vezes indispensável

Fertilizantes( Reproduçaõ Canva)

Curitiba, 24 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- Para que suas plantas permaneçam saudáveis e sobrevivam por um bom tempo é necessário utilizar algo fundamental durante a manutenção, o fertilizante. Entretanto, muitas pessoas ficam na dúvida de como utilizar e qual tipo e, por isso, traremos algumas dicas que não tenha mais dificuldade.

Visto que o fertilizante tem o intuito de devolver os nutrientes na terra para que sua planta cresça e se desenvolva da melhor forma. Sendo uma prática exercida a milhões de anos e por ser fundamental continua sendo efetuada.

Confira também: Jardinagem para iniciantes: veja essas dicas que te ajudarão muito para começar

Fertilizantes( Reproduçaõ Canva)
Como utilizar fertilizante
Segundo o site Petz, em 7 de março de 2019, conhecer um pouco sobre fertilizante irá auxiliar bastante as pessoas que possuem plantas em casa, para que cresçam e permaneçam saudáveis. Sendo assim, fornecer nutrientes é de extrema importância para a manutenção do solo e, consequentemente, da planta, tendo como fundamentais fontes de nutrição: o potássio, o nitrogênio e o fósforo.

Além disso, para as pessoas que estão na dúvida, ou não são muitos familiarizadas com o assunto, o papel desempenhado pelo adubo e pelo fertilizante é o mesmo. Ambos oferecem os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. Sendo assim, descubra agora os diferentes tipos de fertilizantes e como utilizar cada um.

Ademais, veja: Você sabia que a acidez do solo pode interferir em suas plantações? Saiba mais sobre o assunto e aprenda a corrigir
Pastilha
Tem aparência de pedrinhas e são muito práticas. Afinal, basta colocá-las no vaso ao redor da planta. Durante a rega, as pastilhas vão se dissolvendo aos poucos e nutrindo o solo juntamente com a água.
Pó solúvel
Este costuma ser o fertilizante mais utilizado, porque é o mais conhecido. Pode utilizar nos diversos tipos de planta com uma aplicação fácil. Para realizar sua aplicação, basta dissolver o pó na água e regar o solo.
Líquido
Esse tipo de fertilizante já vem pronto e basta aplicar no solo, seguindo sempre as orientações dadas pelo fabricante.
Granulado
Por ter um aspecto de granulado, para realizar sua aplicação é necessário juntar com a terra. Dessa forma, basta fazer cavar um círculo ao redor da planta, adicionar o fertilizante granulado e colocar a terra removida de volta. Lembrando que, o círculo deve ser realizado longe da raiz e do caule.

Por isso, o site Agro Notícias informa que, cada tipo de planta tem o seu período de realizar a fertilização, geralmente a cada dois ou três meses. Entretanto, basta prestar atenção na necessidade particular de cada uma para utilizar o fertilizante quando necessário. Além disso, os rótulos dos produtos possuem dicas e recomendações a respeito disso.

Continue vendo: Hidropônicos: saiba as vantagens e tudo que precisa para começar esse tipo de cultivo

Caroline Fortunato: Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais