Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Hidropônicos( Reprodução Canva)
Hidropônicos( Reprodução Canva)

Hidropônicos: saiba as vantagens e tudo que precisa para começar esse tipo de cultivo

Curitiba, 01 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- Alimentos hidropônicos estão cada vez mais presentes nas refeições das pessoas. Esse tipo de processo permite o cultivo na água, isso mesmo, sendo que existem variadas formas de realizar o plantio. Assim, a hidroponia é uma delas.

Mas, como poderia dar certo plantar na água, já que as plantas precisam de nutrientes? Não tem com o que se preocupar. Afinal, basta dissolver os nutrientes necessário na água e está tudo certo. Contudo, é preciso que se tenha a orientação adequada sobre isso. Sendo assim, confira as vantagens de cultivar alimentos hidropônicos.

Confira também: Plantar alpiste no copinho é possível? Atividade para fazer com os filhos, confira

Hidropônicos( Reprodução Canva) Hidropônicos( Reprodução Canva)
Por que cultivar por hidroponia?
Por ser uma forma de cultivo que utiliza poucos agrotóxicos, apenas para o controle de pragas, é considerado um processo mais saudável e sustentável. Segundo o site Conquiste sua Vida, o cultivo dos alimentos hidropônicos deve ser feito em estufas fechadas, o que lhes garante proteção de eventos externos como: secas, chuvas e tempestades. Nesse sentido, na Holanda, Estados Unidos, França e Japão utiliza-se bastante essa técnica por conta de fatores que tornam o cultivo no solo mais complicado.

Ou seja, o cultivo de alimentos por hidroponia possui algumas vantagens. Entre elas estão as principais: maior produtividade, rápido crescimento e, o mais importante, o aumento de proteção contra doenças, insetos e pragas. Além disso, a economia de água gira em torno de 70% comparado com agricultura tradicional. Outro fator positivo é o fato de o plantio fora de época ter um rápido retorno econômico. Ou seja, isso diminui os riscos adjacentes dos fatores climáticos.

Ademais, veja: Tutorial descomplicado para plantar hortelã no vaso: tenha a planta fresca em casa a qualquer momento
Como é realizado o cultivo hidropônico
O processo te cultivo por hidroponia é considerado mais rentável e fácil de controlar. Dessa forma, seria um aliado para o combate à fome, como também um auxiliar na segurança alimentar.

Portanto, quanto ao cultivo, praticamente todas as plantas estão aptas ao processo de hidroponia, mas, claro, existem espécies que têm mais vantagens de se produzir do que outras. Sendo assim, algumas opções são ótimas para o cultivo em casa: alface, couve, espinafre, cenoura, pepino, tomate, morango, uva, coentro, alecrim e manjericão são bons exemplos disso.
Como fazer uma hidroponia em casa?
Agora que você conhece alguns alimentos que pode cultivar através desse processo, mostraremos como é possível que você tenha sua hidroponia em casa. Para isso, serão necessários alguns elementos como: uma bomba para aquário, um recipiente de plástico, uma bandeja, substrato (ex: fibra de coco), nutrientes e local com luz solar.

Obtenha o recipiente de plástico com uma profundidade de 30 cm e uma bandeja de 10 cm que encaixe sobre o recipiente;
Adicione a bomba para aquário no fundo do recipiente, posicionando o tubo de saída de uma forma que bombeie a água com nutrientes para bandeja;
Coloque as plantas em pequenos recipientes de plástico em cima de substrato;
Encha o recipiente com água e nutrientes. Entretanto, lembre-se que a substituição precisar ser feita uma vez por semana;
Por último, a instalação precisa ser colocada onde receba luz solar ou em lâmpadas de crescimento.

O cultivo de alimentos hidropônicos oferece grandes vantagens, tanto para agricultores quanto para pessoas que querem fazer em casa para consumo próprio, conforme o Agro Notícias orienta. Por fim, você que quer cultivar em casa, mas não consegue produzir a hidroponia caseira pode optar por comprá-la pronta. Afinal, existe uma variedade de preços à depender do tamanho que deseja.

Continue vendo: É preciso preparar a terra para plantar alface? Descubra agora mesmo!

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.