Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Acidez do solo( Reprodução Canva)
Acidez do solo( Reprodução Canva)

Você sabia que a acidez do solo pode interferir em suas plantações? Saiba mais sobre o assunto e aprenda a corrigir

Curitiba, 4 de junho 2022, por Caroline Fortunato- A acidez no solo ocorre com bastante frequência no Brasil por conta do clima subtropical e tropical. Isso acontece porque 70% das terras brasileiras utilizadas para agricultura são consideradas ácidas, o que pode causar um prejuízo no desenvolvimento das plantas.

Sendo assim, ensinaremos como corrigir a acidez do solo para que possa plantar sem prejudicar o crescimento do seu plantio. Ou seja, para que esse processo seja realizado requer o fornecimento de alguns suprimentos básicos. Confira agora como prosseguir.

Confira também: É preciso preparar a terra para plantar alface? Descubra agora mesmo!

Acidez do solo( Reprodução Canva) Acidez do solo( Reprodução Canva)
O que acontece para que a acidez prejudique as plantações?
Em Mundo Educação, de Uol, é possível entender o que acontece com as plantações por conta da acidez do solo. Segundo a publicação, depende do tipo de vegetais ou plantas que se pretende cultivar para saber qual o solo mais adequado. Ou seja, existem cultivos que se adaptam a solos mais ácidos do que outros.

A partir do momento que se sabe o que vai plantar, se pode compreender qual tipo de solo corresponde para que haja um crescimento e desenvolvimento saudável do cultivo. Da mesma forma, é possível saber se é preciso fazer a correção do solo através da reposição de sais, cálcio, magnésio, entre outros, para manter o solo fértil e produtivo. Sendo assim, ensinaremos agora uma das formas para corrigir o pH do solo, que é através da calagem.

Ademais, veja: Hidropônicos: saiba as vantagens e tudo que precisa para começar esse tipo de cultivo
Como corrigir o excesso de acidez e seus benefícios
Nesse sentido, a calagem nada mais é do que a realização da aplicação de calcário no solo durante a preparação, sendo, uma das alternativas mais utilizadas. Portanto, essa técnica tem como objetivo aumentar o teor de cálcio e magnésio, como também corrigir o pH e neutralizar o alumínio. Além disso. a ideia é aumentar também os níveis de fósforo e mineração da matéria orgânica, causando em sequência, o aumento de nutrientes.

Além disso, quanto aos benefícios da correção da acidez do solo, trata-se basicamente de conseguir com que seu cultivo de desenvolva, já que, grande parte do solo para cultivo tende a ser ácido e nem todas as plantações se adaptam ou gostam desse tipo de solo. Portanto, com a elevação do pH do solo o que deseja cultivar irá se desenvolver de uma forma mais próxima de acordo com seu ambiente natural. Sendo assim, antes de realizar qualquer plantio, realizar uma análise do terreno tem uma extrema importância , sendo o primeiro passo para tomar.

Portanto, tendo os cuidados necessários com a correção do pH do solo através da calagem, controlando a acidez do solo para que possa realizar o seu plantio sem problemas. Desse modo, o site Agro Notícias espera ter contribuído com mais uma dica útil para o seu dia a dia.

Continue vendo: O fermento faz mal à saúde? Descubra agora e saiba como deixar suas receitas ainda mais saudáveis

 

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.