Você sabia que existem cactos comestíveis? Saiba mais sobre eles e seus benefícios para a saúde

cactos comestíveis (Reprodução: pexels)

Salvador, 17 de junho de 2022, por Pedro Lucas – O cacto é uma linda planta adepta a suportar elevadas temperaturas e o clima quente do deserto. Mas, você deve estar se perguntando se seria possível comer uma planta como essa. Pode parecer loucura imaginar comer algo do tipo, cheia de espinhos e que podem te machucar. Entretanto, os cactos comestíveis têm tanto o seu fruto quanto a sua folha para servir de alimentação.

Esses seus espinhos, na realidade, são as folhas que não tiveram água suficiente. Dessa forma, adaptam-se para a sobrevivência em locais de calor. E, a verdade é que existem várias espécies de cactos comestíveis. Por isso, o Agro Notícias separou o melhor tipo dessa planta para a sua saúde. Fique de olho nessa comida um tanto quanto exótica e os seus benefícios para o organismo.

Veja, também: Como cuidar de um mini cacto: veja essas dicas que deixarão a sua tarefa ainda mais leve

cactos comestíveis (Reprodução: pexels)
Comer cacto faz mal?
Com todas as evoluções para a sobrevivência, ainda fazer parte de lares embelezando o lugar realmente não é para qualquer planta. Mas, será que elas são realmente comestíveis? Algumas descobertas recentes revelaram que o tipo Nopal ou, popularmente conhecido como Palma aqui no Brasil, é encontrado no México de forma abundante. Entretanto, até a alguns anos atrás ele era considerado uma erva daninha sendo mal visto na agricultura local. Porém, na realidade, mostrou ser espécie comestível e bastante nutritiva para a saúde.

Embora o cacto tenha uma aparência áspera e dura, por dentro ele é macio e bem úmido, contendo bastante água em seu interior. Segundo uma informação do UOL, texto por Taise Spolti, em 30 de maio de 2021, o cacto pode ser o alimento do futuro. Com o clima cada vez mais quente, poucas plantas são boas para a plantação. Dessa forma, é um alimento que tem um grande potencial para combater a fome, por crescer em condições extremamente desfavoráveis, como a seca. Por isso, o cacto pode ser um alimento a ser pensado no futuro.

Confira, também: Paixão à primeira vista! Conheça 4 suculentas exóticas que deixam qualquer ambiente mais aconchegante e sofisticado
Cactos comestíveis e seus benefícios
Agora que você já viu o potencial desse alimento e que é possível sim comer cacto, separamos a melhor espécie comestível e os seus benefícios para a saúde caso você se interesse nessa culinária exótica. Confira então, o tipo mais conhecido e as propriedades que ele oferece para o seu organismo:
Cacto Opuntia
São do tipo Nopal, as que falamos anteriormente. Assim, essa espécie possui folhas comestíveis que são verdes e úmidas por dentro, ao contrário da sua casca dura. Podem ser ingerido cru, ou cozido, geralmente sendo consumido em sucos, saladas, geleias e panquecas. O seu sabor parece com o de um quiabo ou uma vagem.

O cacto Nopal possui propriedades diuréticas que melhoram a digestão e, graças ao seu alto teor de fibras, ajuda a prevenir problemas de obesidade. Além disso, esse poderoso cacto também contém gorduras poli-insaturadas, como o ácido linoleico, oleico e palmítico. Substâncias essas que ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar os níveis de colesterol bom no sangue. Dessa forma, evitando o surgimento de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.

Ademais, além da saúde do corpo os cactos comestíveis como o Nopal tem várias propriedades de uso externo. Participando também, na produção de cosméticos, cremes e tratamentos tanto para a pele como para o cabelo.

Ademais, confira: Suculenta diamante: conheça essa planta que promete enriquecer o seu jardim

Pedro Lucas Jesus Pugliesi do Rosário: 21 anos, Nascido em Salvador, Bahia, dedicado a leitura e a escrita por amor e passatempo, estudante de B.I em Artes no Universidade Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais