Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Suculenta diamante (reprodução Canva Pro)
Suculenta diamante (reprodução Canva Pro)

Suculenta diamante: conheça essa planta que promete enriquecer o seu jardim

Salvador, 11 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. A suculenta diamante, conhecida cientificamente por Pachyphytum compactum, é uma espécie originária do México, que chama atenção por suas folhas multifacetadas, dando a aparência de pequenos diamantes lapidados. Sua tonalidade pode variar do verde-claro ao acinzentado, com as pontas avermelhadas.

São espécies encontradas em penhascos rochosos e secos, com um ciclo e vida perene. Entretanto, você pode encontrar a suculenta diamante facilmente em floriculturas, com tamanhos pequenos, servindo como plantas para presentes, decoração de jardins e ornamentação no geral. Portanto, fique conosco e aprenda em nossa matéria os cuidados necessários para manter essa linda espécie.

Aprenda agora: Como cuidar de suculentas? Aprenda rapidamente com esse guia prático
Escolha do vaso
Para que a suculenta diamante se desenvolva bem e mantenha a sua beleza estonteante, é preciso que o vaso contenha furos. Isso é necessário, pois, essa espécie precisa de uma boa drenagem da água. Essas plantas já possuem água acumulado em suas folhas, deste modo, o excesso de umidade nas raízes leva ao apodrecimento das plantas.

Assim, o vaso com furos proporciona que a água da rega escoe naturalmente, mantendo o substrato seco. Caso você tenha comprado sua suculenta diretamente em alguma loja de jardinagem e o vaso não possua local para a drenagem da água, o ideal é transferi-a para outro recipiente adequado.

Suculenta diamante (reprodução Canva Pro) Suculenta diamante (reprodução Canva Pro)
Solo e adubação
Por serem advindas de ambientes desérticos, seu solo precisa ser arenoso, leve e com boa drenagem. Portanto, para a montagem do substrato misture partes iguais de terra com areia de construção. Por outro lado, você pode misturar também mesma parte do solo com terra vegetal, carvão moído ou casca de arroz carbonizada, ou vermiculita. Assim, de modo que o solo ganhe o seu aspecto menos denso, apropriado para o desenvolvimento das raízes das suculentas.

Quanto à adubação, as plantas de sol forte precisam de mais cálcio que as de sombra. Dessa maneira, você pode encontrar esse mineral facilmente no adubo feito com casca de ovo triturada, farinha de ossos, ou húmus de minhoca, deixando as folhas e caule mais resistentes. A adubação da suculenta diamante precisa ser realizada a cada 3 meses. Porém, caso ela aparente estar “caidinha”, aposte em triturar a casca de ovo e adicionar ao substrato.

Acesse já: Planta mini calandiva, linda e fácil de cuidar: aprenda como cultivar essa suculenta em qualquer ambiente
Clima e irrigação
De acordo Luan Galani, em 24 de julho de 2020, em colaboração com a revista Gazeta do Povo, a suculenta diamante precisa de luz direta do sol. Desse modo, para que a suculenta ganhe esse seu aspecto de folhas acinzentadas e pontas rosadas, é importante que fiquem expostas em média 6 horas nos raios solares. Entretanto, você deve optar pelo sol da manhã, em que a incidência se faz de forma mais branda.

As suculentas diamantes no geral pedem pouca rega, uma vez que são plantas de clima mais seco. Portanto, regue-a apenas uma vez na semana, checando se o solo de fato já se encontra seco, caso esteja ainda umedecido, espere até haver a necessidade de irrigação. Ademais, evite aguar diretamente em suas folhas, pois pode levar ao apodrecimento.
Poda e muda
Quanto à poda, as suculentas precisam apenas que suas folhas secas ou já mortas sejam retiradas de modo que cresçam bonitas e saudáveis. Caso você queira fazer uma muda, você precisará apenas de um novo vaso, seguindo a preparação do substrato indicado, colocando folha soltas fincadas na terra. Assim, essas folhas criam suas raízes rapidamente, não demorando para dar origem a uma muda.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido tudo que é necessário para que a suculenta diamante se desenvolva bem. Ademais, compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece, de modo que todos possam conhecer essa linda espécie de folhas multifacetadas.

Não deixe de ver: Quer renovar o quintal? Veja 3 excelente opções de suculentas bonitas e fáceis de cuidar

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.