Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como cuidar de um mini cacto: veja essas dicas que deixarão a tarefa ainda mais leve (Reprodução: Pexels)
Como cuidar de um mini cacto: veja essas dicas que deixarão a tarefa ainda mais leve (Reprodução: Pexels)

Como cuidar de um mini cacto: veja essas dicas que deixarão a sua tarefa ainda mais leve

Salvador, 8 de junho de 2022, por Elen Camila — Apostar em plantinhas na decoração é uma boa escolha para quem deseja um ambiente um pouco mais verde. Além de bons itens decorativos, o mini cacto também tem feito o papel de “novo pet”, já que são a companhia perfeita para quem tem um cotidiano turbulento. Pensando nisso, nós do Agro Notícias separamos um espaço para te contar tudo o que você precisa saber sobre essa nova tendência.

A popularidade do mini cacto vem da facilidade de cuidar dessas plantinhas. Para quem reside em apartamento ou casa pequena e sem quintal, cactos e suculentas são uma ótima escolha. Isso porque são plantas que necessitam de pouca rega e pouco sol, além de se desenvolverem bem sem gerar grandes preocupações.

Leia mais: Como ativar a floração do cacto; segredo revelado para sua planta desabrochar

Como cuidar de um mini cacto: veja essas dicas que deixarão a tarefa ainda mais leve (Reprodução: Pexels) Como cuidar de um mini cacto: veja essas dicas que deixarão a tarefa ainda mais leve (Reprodução: Pexels)
Como cuidar de um mini cacto?
Para cuidar de um mini cacto é importante seguir alguns passos simples. De acordo com uma matéria publicada no dia 24 de abril de 2021, por Dan Novachi e Nathalie Ayres para o site da UOL, quanto menos você mexer no seu mini cacto, melhor eles vão se desenvolver. Além disso, outros cuidados também são necessários:

É importante aplicar um substrato poroso, levemente alcalino (teor básico) e que possua uma boa vazão de água;
As raízes da sua plantinha necessitam de ventilação, por isso, opte sempre por vasos com furos na base para que a água não se acumule e acabe com as raízes;
Após regar, mantenha a planta em local ventilado;
Observe a quantidade de água que utiliza para a rega, o cacto não precisa de muita;
Se atente ao tipo de vaso utilizado para manter o mini cacto, materiais como a cerâmica proporcionam uma evaporação mais rápida da água, enquanto materiais como o plástico não possuem essa propriedade;
Caso opte por um vaso grande de plástico, a rega pode ser necessária apenas a cada dois meses.

Em seguida, veja: Como acelerar o crescimento dos cactos? Combinação de cuidados aplicando um adubo caseiro ótimo para ativar a plantinha
Quanto tempo dura um mini cacto?
O mini cacto é uma planta que pode demorar, dependendo da espécie, de 6 meses a um ano para alcançar alguns centímetros. Contudo, essa plantinha é dura na queda! Cactos são ótimos em se adaptar ao clima e às condições de qualquer região, por isso, são predominantes em regiões secas e podem viver até 200 anos. Por possuir alta expectativa de vida, o seu mini cacto provavelmente irá sobreviver de acordo com os cuidados recebidos. Portanto, se atente a como cuidar dessa famosa plantinha para que ela seja sua companhia por muito tempo.

Veja também: Cacto mammillaria: conheça esse gênero muito comum nas decorações externas e internas