Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
cactos comestíveis (Reprodução: pexels)
cactos comestíveis (Reprodução: pexels)

Você sabia que existem cactos comestíveis? Saiba mais sobre eles e seus benefícios para a saúde

Salvador, 17 de junho de 2022, por Pedro Lucas – O cacto é uma linda planta adepta a suportar elevadas temperaturas e o clima quente do deserto. Mas, você deve estar se perguntando se seria possível comer uma planta como essa. Pode parecer loucura imaginar comer algo do tipo, cheia de espinhos e que podem te machucar. Entretanto, os cactos comestíveis têm tanto o seu fruto quanto a sua folha para servir de alimentação.

Esses seus espinhos, na realidade, são as folhas que não tiveram água suficiente. Dessa forma, adaptam-se para a sobrevivência em locais de calor. E, a verdade é que existem várias espécies de cactos comestíveis. Por isso, o Agro Notícias separou o melhor tipo dessa planta para a sua saúde. Fique de olho nessa comida um tanto quanto exótica e os seus benefícios para o organismo.

Veja, também: Como cuidar de um mini cacto: veja essas dicas que deixarão a sua tarefa ainda mais leve

cactos comestíveis (Reprodução: pexels) cactos comestíveis (Reprodução: pexels)
Comer cacto faz mal?
Com todas as evoluções para a sobrevivência, ainda fazer parte de lares embelezando o lugar realmente não é para qualquer planta. Mas, será que elas são realmente comestíveis? Algumas descobertas recentes revelaram que o tipo Nopal ou, popularmente conhecido como Palma aqui no Brasil, é encontrado no México de forma abundante. Entretanto, até a alguns anos atrás ele era considerado uma erva daninha sendo mal visto na agricultura local. Porém, na realidade, mostrou ser espécie comestível e bastante nutritiva para a saúde.

Embora o cacto tenha uma aparência áspera e dura, por dentro ele é macio e bem úmido, contendo bastante água em seu interior. Segundo uma informação do UOL, texto por Taise Spolti, em 30 de maio de 2021, o cacto pode ser o alimento do futuro. Com o clima cada vez mais quente, poucas plantas são boas para a plantação. Dessa forma, é um alimento que tem um grande potencial para combater a fome, por crescer em condições extremamente desfavoráveis, como a seca. Por isso, o cacto pode ser um alimento a ser pensado no futuro.

Confira, também: Paixão à primeira vista! Conheça 4 suculentas exóticas que deixam qualquer ambiente mais aconchegante e sofisticado
Cactos comestíveis e seus benefícios
Agora que você já viu o potencial desse alimento e que é possível sim comer cacto, separamos a melhor espécie comestível e os seus benefícios para a saúde caso você se interesse nessa culinária exótica. Confira então, o tipo mais conhecido e as propriedades que ele oferece para o seu organismo:
Cacto Opuntia
São do tipo Nopal, as que falamos anteriormente. Assim, essa espécie possui folhas comestíveis que são verdes e úmidas por dentro, ao contrário da sua casca dura. Podem ser ingerido cru, ou cozido, geralmente sendo consumido em sucos, saladas, geleias e panquecas. O seu sabor parece com o de um quiabo ou uma vagem.

O cacto Nopal possui propriedades diuréticas que melhoram a digestão e, graças ao seu alto teor de fibras, ajuda a prevenir problemas de obesidade. Além disso, esse poderoso cacto também contém gorduras poli-insaturadas, como o ácido linoleico, oleico e palmítico. Substâncias essas que ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar os níveis de colesterol bom no sangue. Dessa forma, evitando o surgimento de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.

Ademais, além da saúde do corpo os cactos comestíveis como o Nopal tem várias propriedades de uso externo. Participando também, na produção de cosméticos, cremes e tratamentos tanto para a pele como para o cabelo.

Ademais, confira: Suculenta diamante: conheça essa planta que promete enriquecer o seu jardim