Disse SIM? Saiba quanto custa casar com separação total de bens

Quando o assunto é matrimônio, o primeiro ponto que todas as pessoas pensam é a cerimônia. Veja as custas para casar com separação total de bens!

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Lorena Rogenski ─ Quanto custa casar com separação total de bens? A separação total de bens é um assunto muito debatido antes de um casamento. Isso porque, nem todas as pessoas entendem os efeitos práticos disso durante o matrimônio. Por isso, hoje o Guia do Ex-Negativado irá mostra mais informações sobre a separação total de bens.
Quanto custa casar com separação total de bens
Quando o assunto é matrimônio, o primeiro ponto que todas as pessoas pensam é a cerimônia. Ou seja, poucas pessoas sabem sobre as legalidades do casamento, e acabam se perguntando quanto custa casar com separação total de bens.

O casamento civil costuma ser dividido em duas etapas: a primeira acontece durante a troca de documentos. É fundamental ter em mãos todos os documentos necessários, como o RG, a Certidão de Nascimento, o Comprovante de Residência e duas testemunhas.

Por outro lado, existem alguns casos especiais para que a cerimônia aconteça da melhor maneira possível. Assim que os documentos são entregues, acontece a etapa do registro de duração, onde há a confirmação da união.

Custa casar separação bens Disse SIM? Saiba quanto custa casar com separação total de bens. Foto: Canva Pro

Leia também: Faça uma renda extra respondendo e-mails: tenha mais dinheiro no fim do mês
Quais as vantagens de casar com separação total de bens
Entre os principais benefícios do casamento com separação total de bens, destaca-se a liberdade do patrimônio individual. Desde que isso não seja configurado como um prejuízo para ambos os casos.

Nesse caso, quando a esposa compra um imóvel em seu nome, mas o marido não tem direito a ele. Caso esse casal se separe, a casa continua pertencendo a ela, e o marido não tem nenhum direito.

Outra situação envolve a compra de um imóvel no nome de ambos. É essencial estabelecer um percentual de que cada um tem direito.

Entre os benefícios, destaca-se que cada um dos cônjuges se responsabiliza por suas finanças pessoais. Nesse caso, todas as dívidas contraídas são de responsabilidade de quem as contraiu.

A separação total de bens também ajuda o casal a lidar com o desgaste emocional no fim da relação. Afinal, quando o matrimônio conta com essas condições, não há como recorrer à justiça para obter a partilha dos bens.
Quanto custa casar no civil 2022
A princípio, os cartórios têm o custo referente ao casamento civil com preços tabelados. Esses preços costumam ser baseados na Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

Os preços para o casamento civil variam de R$258,00 a R$779,00, dependendo da região em que ele acontecerá. Outra variação envolve o local em que a cerimônia vai acontecer, como salão de festas ou demais ambientes.

Para que o casamento no cartório aconteça, o casal deve levar duas testemunhas. Quando a separação total de bens é estabelecida durante o patrimônio, o casal não lida com problemas referentes à partilha se ele chegar ao fim.
Gosta de investir?
Confira a matéria de Ana Beatriz Hoffert, no blog Casa Vogue, e veja as dicas para aumentar o valor do seu imóvel para possíveis compradores.

Por fim, leia também: Saiba quanto custa um casamento no civil e as taxas inclusas no processo
FESTA NA CAIXA: tenha RENDA EXTRA com pouco investimento (aprenda ainda a CALCULAR E REDUZIR CUSTOS)

Comments are closed.