MEI precisa de contador mesmo? Entenda melhor esse assunto

Veja se o Microempreendedor Individual realmente necessita contratar um contador, e saiba a importância dos serviços contábeis para os pequenos negócios!

Belo Horizonte, 07 de junho de 2022, por Lilian Albuquerque – Os serviços contábeis são fundamentais para o bom andamento de uma empresa. No entanto, existem muitos questionamentos acerca desse assunto como: O MEI precisa de contador mesmo? Então, confira no próximo tópico a resposta para essa pergunta e outras detalhes importantes.
O MEI precisa de contador mesmo?
Não. O MEI (Microempreendedor Individual) não está obrigado a contratar um contador, conforme consta na lei que regulamenta as atividades do MEI – LC 128. Porém, sabemos que uma boa organização financeira e contábil é fundamental para o bom desenvolvimento de um negócio.

Sendo assim, muitas vezes é necessário recorrer a um bom contador, mesmo sendo MEI.

MEI precisa de contador mesmo? Entenda melhor esse assunto. Foto: Canva Pro

Saiba mais: 6 erros que o MEI precisa evitar para não se dar mal
Principais serviços que um contador pode prestar para o MEI
Apesar de não ser obrigatório, é bastante comum que o MEI necessite de serviços rotineiros ou até mesmo consultorias contabéis. Nesse sentido, um contador pode contribuir de várias formas para o bom andamento do seu negócio. Veja as principais:
Abertura de empresa
Para legalizar uma empresa, você precisará de ajuda para verificar as leis locais, estaduais e federais que se aplicam à empresa que está criando. Assim, você não será cobrado por nenhum erro posteriormente.
Escrituração Contábil/Tributária
Essa é uma das principais atribuições dos contadores – registrar as movimentações financeiras, preencher extratos, assumir o controle e manter os livros fiscais de uma empresa em dia. Tudo depende do tipo de empresa e um contador poderá verificar o que sua situação exige

Além disso, o escritório de contabilidade vai emitir as guias de impostos obrigatórios para a sua empresa.
Emissão de Certidões Negativas de Débitos
Em muitos casos, para aceitar sua empresa como fornecedora, participar de licitações ou solicitar um empréstimo em um banco, você será solicitado a fornecer uma Certidão Negativa – prova de que sua empresa não possui dívidas perante o fisco.
Entrega das Obrigações Acessórias
Vale lembrar que o contador também ajuda a manter sua empresa na legalidade preenchendo e emitindo documentos importantes, como Declaração Anual do Simples Nacional e Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Assessoria Trabalhista
Essa é um dos serviços mais procurados pelas empresas. Geralmente, a demanda inclui atividades como cálculo de recisão, pró-labore e emissão de contracheques.
Gestão Financeira
A assessoria nessa área pode ser um importante aliado na tomada de decisões estratégicas. Nesse sentido, os contadores podem fornecer muitas informações que podem ajudar e apoiar a definição do caminho do seu negócio para o sucesso.
Encerramento de Empresa
Muitas vezes é necessário encerrar uma empresa para iniciar outra ou simplesmente finalizar o ciclo de um negócio.

Para isso, é preciso concluir uma série de etapas para não deixar nenhuma pendência e não ter dor de cabeça no futuro. Então, é nessa hora que o seu contador estará disponível para te ajudar com todas essas questões burocráticas.

Por fim, agora que você já sabe se o MEI precisa de contador, veja também: Aprenda a organizar as suas finanças pessoais em 4 passos
FESTA NA CAIXA: tenha RENDA EXTRA com pouco investimento (aprenda ainda a CALCULAR E REDUZIR CUSTOS)

Comments are closed.