Não pague reconhecimento de firma no cartório: saiba como fazer em casa

Ação é 100% legal, e feito através de um serviço oferecido pelo Governo Federal

Salvador, 05 de junho de 2022, por Victor de Freitas – Você sabia que não é necessário pagar reconhecimento de firma na maioria dos casos? Trata-se de um serviço gratuito que pode ser obtido através da Internet e que pode ser acionado a qualquer momento. Entenda em detalhes.
Não pague reconhecimento de firma no cartório: Governo Federal oferece serviço gratuito
Reconhecimento de firma é uma validação que cartórios civis oferecem para autenticar a veracidade de um documento. Por exemplo ao assinar um contrato de compra e venda, ou aluguel de imóvel, é fundamental ter em mãos a sua cópia autenticada.

Esse é o motivo que geralmente gera filas em cartórios ao redor de todo o país, já que o serviço mais procurado nesses locais.

Em geral, o preço do reconhecimento de firma por autenticidade é de cerca de R$ 10,00 a 20,00 nos cartórios brasileiros, variando de estado para estado.

Além do valor em dinheiro, é necessário dispor de tempo para sair de casa e se deslocar ao cartório mais próximo. Em alguns casos, é necessário enfrentar uma fila e realizar todo o processo de forma presencial.

Reconhecimento firma no cartório Não pague reconhecimento de firma no cartório: saiba como fazer em casa (Foto: Canva Pro)

Leia também: É possível pagar conta de luz com cartão de crédito na lotérica? Entenda
Sobre o serviço gratuito
Existe a possibilidade garantida pelo Governo Federal de autenticação de um documento, através do reconhecimento de firme, por métodos virtuais.

Isto é, com a assinatura digital que qualquer brasileiro pode ter ao se cadastrar no site oficial do Governo, que é o gov.br.

Com um cadastro na plataforma do Governo Federal, fazendo a verificação de sua identidade no portal, já será possível autenticar 95% dos documentos que necessitam de reconhecimento de firma. Sem pagar nada e sem precisar sequer sair de casa. É como explica o CanalJMS no Youtube.

O processo pode ser concluído até mesmo utilizando um smartphone. Ou seja, um cartório na palma da mão.

Além disso, para ter acesso à plataforma de assinatura digital online, basta acessar o endereço assinador.iti.br, que será enviado automaticamente para a página oficial do gov.br, onde o processo será feito.
Como usar sua assinatura digital para reconhecer firma? Confira o passo a passo

Primeiramente, é necessário acessar a página informada acima para assinatura digital;
Após o acesso ao site assinador.iti.br, será solicitado que faça o login em sua conta gov.br. Utilize seu CPF e a senha cadastrada;
Em seguida, a plataforma de assinatura de documento já lhe enviará para a página em que é necessário escolher o arquivo a ser autenticado. É necessário que o arquivo esteja em .DOC, .DOCX, .ODT ou .PDF;
Feito isso, escolha o local onde a assinatura deve constar nas páginas do documento escolhido e escolha o selo gov.br;
Pronto! Após esse rápido e simples processo, o documento já estará assinado digitalmente, fazendo com que seja desnecessária a ida a um cartório para reconhecimento de firma. Basta baixar e enviar para quem desejar.

Por fim, leia também: Não pagar imposto de renda pode deixar CPF negativado no SPC e Serasa? Entenda
FAÇA RENDA EXTRA já com essas IDEIAS INCRÍVEIS DE ARTESANATO (não precisa ser profissional da área)

Comments are closed.