Por que o aluguel está tão caro? Entenda os motivos e saiba o que fazer

Veja algumas formas para tentar driblas as fortes altas do aluguel, e não sofrer no fim do mês!

Salvador, 28 de maio de 2022, por Victor de Freitas – Por que o aluguel está tão caro? Essa é uma pergunta que vem sendo feita por milhões de brasileiros que estão buscando alugar uma moradia ao redor do país em 2022.
Por que o aluguel está tão caro em 2022? Entenda
O aumento no preço dos aluguéis residenciais é um fato em todo o Brasil. A afirmação é feita com base no IVAR (Índice de Variação dos Aluguéis Residenciais), que é calculado pelo Ibre FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

Em estudo feito pelo Instituto, é demonstrado que os indicadores confirmam um aumento que chegou a uma média de 4,84% somente nos primeiros três meses de 2022, levando como exemplo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Dentre as cidades destacadas acima, Belo Horizonte é a que possui maior aumento entre todas: cerca de 5,96%. Enquanto as demais ficam abaixo da casa dos 5%, mas ainda assim com aumentos expressivos em relação ao ano de 2021.

Que o aluguel está mais caro, o consumidor é quem mais sabe disso, pois é quem sente no bolso ao fim de todos os meses. Mas, qual é motivo para essa elevação? Confira os tópicos abaixo.

Por que o aluguel está tão caro? Entenda motivo e o que você deve fazer Por que o aluguel está tão caro? Entenda motivo e o que você deve fazer (Foto: Canva Pro)

Leia também: Casas de 1 euro na Europa: saiba como funcionam essas ofertas
Sobre os motivos das altas constantes do aluguel
Uma das razões para o aumento tão expressivo nos custos com aluguel no Brasil se dá em razão dos danos financeiros causados pela pandemia nos proprietários dos imóveis.

Sendo assim, quem está alugando um imóvel vê a possibilidade de elevar o preço mensal para compensar, de alguma forma, as perdas financeiras que sofreu entre 2020 e 2021. É como explica a reportagem feita por Fabrício de Castro, do portal UOL, no dia 20 de março de 2022.

Outro motivo também se dá em função da pandemia, pois em muitos casos os donos deram descontos temporários aos inquilinos devido à crise econômica. Agora, buscam reaver os valores que deixaram para trás, tendo em vista que os locatários passaram a ter mais condições de pagar.

Por fim, a época de início de ano também gera reajustes nos aluguéis.
O que fazer para o aluguel não pesar tanto no orçamento mensal?
A maior recomendação é de que o aluguel não ultrapasse os 30% do orçamento mensal total da família que reside na casa.

Ou seja, se o orçamento mensal for de R$ 3.000,00, o ideal é que o preço do aluguel não passe de R$ 900,00.

Especialistas em economia indicam que essa é a melhor maneira de fazer com que esse custo fixo mensal não seja um vilão no fim do mês.

Para tentar fazer com que o aluguel não suba tanto, também é recomendado negociar o reajuste com o proprietário do imóvel.

Por exemplo, tentar fazer com que um possível reajuste que venha a ser feito com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 10,06% em 2021 e não no IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que se elevou em 17,78% no ano passado.

Leia também: Onde morar na terceira idade? Veja lista de cidades para envelhecer bem
O que COMPRAR e REVENDER COM APENAS 100 REAIS?? Eu te ajudo na escolha! (Veja as DICAS PARA LUCRAR)

Comments are closed.